Caminho da Liberdade - O livro que inspirou o filme "The Way Back"
da redação: Elias Luiz
11 de maio de 2011 - 14:44
 
comentários    
 
O LIVRO - Livro de Slavomir Rawicz, "Caminho da Liberdade" que no original se chama "The Way Back" com 315 páginas e lançado pela editora Record. Foto: Elias Luiz
 
Este é o livro que inspirou o filme "The Way Back" - Caminho da Liberdade.

Polêmica
Esta é uma história "verídica", e que teria acontecido em 1942 com o autor do livro, Slavomir Rawicz. Mas, em 2006, o livro foi efetivamente desmascarada. A BBC revelou registros (incluindo algumas cartas escritas pelo próprio Rawicz) que mostrou que, ao invés de ter escapado do Gulag, de fato, em 1942, tinha sido solto na URSS. Em maio de 2009, Witold Glinski, um veterano polonês da Segunda Guerra Mundial vivendo no Reino Unido, veio com a alegação de que a história de Rawicz era verdadeira, mas era na verdade um relato do que aconteceu com ele, não com Rawicz. A reivindicação de Glinski também tem sido seriamente questionada. Além disso, em 1942, um grupo de siberianos fugitivos de Gulag, disseram ter caminhado para a Índia. No entanto, estes também são suspeitos. Embora o diretor do filme Peter Weir argumentar que a história aconteceu, agora ele mesmo descreve o "Caminho da Liberdade" como "essencialmente um filme de ficção."

Nossa opinião
A história é uma saga e muito bem contada, o filme muito bem produzido e com uma trilha sonora maravilhosa. Mas, o problema todo está ai, é tudo muito perfeito, principalmente a construção dos 7 personagens, eles se combinam e contrapoem. É muita coincidência todos esses personagens se encaixarem perfeitamente em meio a uma fuga. Isso só poderia acontecer na cabeça de um ótimo autor, ainda assim vale a pena assistir essa bela história, mesmo se ela for apenas uma estória.



Release
Preso pelos soviéticos durante a divisão russo-germânica da Polônia em 1939, o tenente da cavalaria polonesa Slavomir Rawicz tornou-se réu de um crime jamais cometido que o enviou a um dos mais cruéis sistemas penitenciários do mundo: os temidos Gulags. Apesar da injustiça, Rawicz jamais capitulou. Com a ajuda e companhia de mais seis prisioneiros escapou do campo de Yakutsk. A pé, numa inacreditável jornada pelas regiões mais inóspitas do planeta, na posse de apenas um machado e uma faca, deixaram a Sibéria. Cruzaram a China, o deserto de Gobi e os Himalaias até entrarem na Índia e finalmente ganharem a liberdade. A sensacional saga de Rawicz ganhou as telas de cinema sob direção de Peter Weir (O show de Truman e Sociedade dos poetas mortos), com Colin Farrell e Ed Harris no elenco. O filme estreia no Brasil em 13 de maio.
 
 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.