+  NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Preliminar Himalaia 2011
Informe especial de Ang Tshering Sherpa sobre as atividades para a temporada 2011,
na qual se destaca o plano de fixação de cordas no Monte Everest.
 
Publicado em 06/02/2011 - 11h57 - Tradução: Denis Faria - Fonte: Alpinismonline
 
 
 
vídeo 1 mapa 1
 

Monte Everest - Rota de fixação de cordas até o cume para a primavera de 2011 
Gostaria de fazer uma menção especial a todo o trabalho dos meus colegas e companheiros de expedição; os organizadores já estão se preparando para a próxima temporada de escalada na primavera. Ao longo destes meses de inverno, vários guias de montanha e operadores de expedições elaboraram as exigências de equipamentos e orçamento exato para fixar a corda ao cume do Everest. A Expedição Associação de Operadores do Nepal (EAO) acordou em sua última reunião geral que assume a responsabilidade pela coleta de fundos de todos os equipamentos de expedição que operarão na rota normal para fixar a corda desde o Acampamento 1 até o cume do Monte Everest. O que normalmente seria uma negociação arbitrária no Campo Base já está tomando forma em um esforço bem coordenado e cooperativo. Sinto-me muito animado com este desenvolvimento assim como estou certo de que isso levará a mais cordas de segurança e menos "engarrafamentos de trânsito". Como de costume, a SPCC definirá a rota cascata de gelo até o Campo 1.

Lançamento do Ano do Turismo do Nepal de 2011
No Nepal, agora estamos celebrando o Ano do Turismo 2011. O lançamento oficial ocorreu em 14 de janeiro no estádio Nacional, em Katmandu. O estádio, com capacidade para 35.000 pessoas, estava lotado de simpatizantes que queriam mostrar seu apoio para o Ano do Turismo. Os líderes dos principais partidos políticos também estavam presentes. Fazemos uma menção especial aos Ministros de Turismo de Bangladesh, Sri Lanka, Maldivas, Butão, também ao secretário de turismo da Índia e representantes de outros Estados membros que estavam presentes ao evento. Creio que o Ano do Turismo do Nepal 2011 ajudará muito o país no desenvolvimento de sua infraestrutura e de suas políticas para que os visitantes do mundo todo possam ter uma experiência mais satisfatória e memorável no Nepal, não somente em 2011, mas também no futuro.

Inverno no Kayajo Ri –2010
Em dezembro, Dawa Steven e 2 dos nossos sherpas (guias nativos) realizaram uma escalada ao Monte Kyajo Ri (6.186m). Eles estudavam uma nova rota ao cume, diretamente de Khumjung e por meio dos vales ocultos. Esta rota levou um dia inteiro de caminhada da rota normal de aproximação, que teria cinco dias desde Khumjung. Aproveitaram os dias ensolarados, sem vento, e as condições do gelo eram boas, duro e sólido, e a neve estava firme. A escalada de inverno é uma atividade muito viável no Nepal, mesmo a 6000m, pelo fato de que as possibilidades de neve e chuva são extremamente baixas. Devido à temporada seca, os ventos são calmos e os dias, em geral, ensolarados.

Eco Expedição Everest 2011
Mais uma vez, Dawa Steven Sherpa, e o sherpa Apa liderarão a expedição Eco Everest 2011 ao Monte Everest. Soma-se também à equipe, o Sr. Lee Bennet (Reino Unido), que será nosso diretor de acampamento base. Lee é oficial reformado da Armada Real e líder de montanha qualificado. Ainda há lugares disponíveis para os que quiserem unir-se à expedição.

Como todos os anos, vamos executar a limpeza do acampamento e continuar reduzindo o lixo das encostas do Monte Everest. Desde 2008, a expedição Eco Everest recolheu 12.000 quilos de lixo e acabou com todos os resíduos humanos produzidos pelas expedições. A expedição ajudou a recuperar e dar enterro digno a 4 dos cadáveres. Este ano, temos a honra de contar com Ken Noguchi (Japão) a bordo para ajudar com nossos esforços de limpeza. Desde 2000, Ken executou a limpeza em expedições ao Everest (4 vezes), Manaslu e, anualmente, no monte Fuji. Ken e seis sherpas trabalharão descendo o lixo das partes mais altas do Everest.

O Festival Manaslu
O Manaslu é a oitava montanha mais alta do mundo e um pico de neve espetacular no Himalaia Nepalês. Com o apoio da Junta de Turismo do Nepal e várias organizações nacionais, a população local da região estão organizando O Festival Manaslu de 9 a 11 de maio de 2011 no acampamento base (4500m) do monte. As atrações principais do festival são cerimônias religiosas, a bênção especial do Rinpochhe, competições de arco e flecha (DHA), corrida de cavalos (Toshi-Gyaltshan), mostras culturais, étnicas e religiosas e festival gastronômico.

50º Aniversário da celebração da Escola Khumjung
Khumjung School, a primeira escola construída por Sir Edmund Hillary em Solukhumbu celebrará seu 50o. aniversário de 26 a 29 de maio de 2011. Sir Edmund Hillary é o pai do povo Sherpa e era a pessoa que "nos abriu os olhos" ao mundo. Sir Edmund Hillary foi fundamental para a educação e o bem-estar das pessoas na região de Solukhumbu. Em sua vida, construiu 30 escolas, 2 hospitais, 13 clínicas de saúde, pistas de pouso e fez outras incontáveis contribuições. Tive a sorte de estar no primeiro grupo de egressos da escola de Khumjung. O Jubileu de Ouro é uma grande oportunidade para recordarmos Sir Edmund Hillary e celebrarmos o progresso que trouxe ao povo sherpa.

 
 
Publicidade

Os picos na região do Extremo Oeste e Meio Oeste do Nepal abertos até 2014
O governo do Nepal declarou livres de permissão todos os picos do meio oeste e extremo oeste, na região ocidental do Nepal para as expedições de montanhismo, até 16 de julho de 2014.

Grande Caminho do Himalaia
No outono de 2011, Dawa Steven Sherpa e o sherpa Apa caminharão de leste a oeste do Nepal, para promover o turismo em zonas rurais do país, apoiando o Turismo do Nepal Ano 2011. A viagem durará 5 meses. Caso queira juntar-se a eles para apoiar a viagem, há excursões disponíveis. O turismo é uma indústria muito importante, que leva trabalho para as pessoas e estimula as economias locais. Também ajuda muito na adaptação das pessoas às mudanças climáticas.

Festival Internacional de Alpinismo de Praga
O Festival Internacional de Alpinismo de Praga, que é considerado como um dos encontros mais importantes do alpinismo, foi celebrado de 18 a 21 de novembro de 2010. Como sempre, neste ano, o festival teve grande êxito. Mais de 3.000 alpinistas, montanhistas, ecologistas e amantes da montanha participaram. Durante este festival, alpinistas de renome do mundo todo compartilharam suas experiências em escalada através de apresentações. Eu me senti muito honrado por ministrar uma conferência sobre "Turismo de Montanha, os efeitos da mudança climática no Himalaia e a gestão de resíduos na montanha".

1o. Festival Kamera 2011 em Berna

Obrigado pelo apoio:

Por último, é um prazer mantê-los informados quanto às nossas atividades aqui no Himalaia. Caso tenha alguma dúvida, por favor me avise. Agradeço seu apoio no passado e aguardo sua cooperação no futuro.
Saudações,
Ang Tshering Sherpa.

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.