+  NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Turistas brasileiros deixam Patagônia Chilena após acordo com grevistas
Protesto contra aumentou do preço do gás bloqueou estradas na região. Segundo cônsul,
todos os brasileiros devem deixar o Chile neste domingo.
 
Publicado em 17/01/2011 - 09h04 - Fonte - G1
 
 
 
vídeo 1 mapa 1
   

Os cerca de 140 turistas brasileiros que estavam impedidos de sair da Patagônia Chilena por uma greve de trabalhadores que bloquearam estradas para protestar contra o aumento do preço do gás no país, começaram a deixar a região.

De acordo com o cônsul-honorário do Brasil no Chile, Mario Babaic, os turistas começaram a deixar a região ainda no sábado, após um acordo feito com os manifestantes.

Aviões da Força Aérea do Chile e ônibus são usados para o transporte desses turistas até os aeroportos internacionais em Punta Arenas e em Santiago. A operação deve terminar neste domingo (16), segundo o cônsul.

Os turistas estavam no Parque Nacional Torres Del Paine e em Puerto Natales, no Chile. Segundo o jornalista Leonardo Camargos, que estava no parque, todos já estavam de malas prontas quando o ônibus chegou para buscá-los e os mochileiros tiveram prioridade para deixar a região. Os hóspedes do hotel onde ele estava saíram por último.

O acordo foi fechado com o movimento grevista, que começou após o governo chileno anunciar o aumento de quase 17% no gás. O produto é essencial para que os moradores da região consigam aquecer suas residências por conta do frio. Segundo Babaic, a greve não terminou. Uma reunião deve ser realizada neste domingo (16) para definir as negociações.

A região sofre com baixas temperaturas durante boa parte do ano, e o gás sempre recebeu, tradicionalmente, generosos subsídios do governo. Mais de mil turistas de diversas nacionalidades estavam na região. As autoridades chilenas afirmaram que há possibilidade de desabastecimento caso as barricadas não sejam desfeitas.

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.