+  NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Novo refúgio em Gervasutti (Itália) será moderno e tecnológico
Clube alpino italiano irá financiar a nova obra
 
Publicado em 29/12/2010 - 14h36 - da redação - Fonte: montagna.tv
 
 



 
 
Publicidade

O refúgio de Val Ferret, localizado a 2835 metros no maciço de Mont Blanc, não será mais reformado, mas sim, completamente substituído por uma plataforma moderna e inovadora. O trabalho de instalação do novo refúgio, construído e financiado pelo Suca School, terá início no final da temporada de inverno de 2011.

O projeto foi apresentado em Turim no início de Dezembro, na Libreria Montagna. Para promover a iniciativa, o clube alpino Suca - Sub-Universidade do Clube Alpino Italiano - o que, por ocasião do seu 60º aniversário, ele queria "deixar uma marca" no panorama alpino italiano.

O novo refúgio foi projetado pelos arquitetos Stefano Luca e Gentilcore Testa, com uma aparência moderna e inovadora. A cabana de fato, que fica no Fréboudze no Mont Blanc a 2.835 metros, terá um formato cilíndrico e é composto por quatro blocos. As partes serão todas construídas no vale, em seguida, transportado de helicóptero para serem montadas no local.

Dentro dos 4 blocos terá três espaços distintos: hall de entrada, sala e quarto. Em vez do habitual livro de visitas, haverá um computador que funcionará como um diário.

Será um refúgio invador e com certeza irá inspirar novos refúgios na região, pois utlizará energia solar, isolamento térmico, será resistente ao clima adverso e será construído em módulos. Se um módulo danificar, é só substituir por outro. Por ser em módulo, pode-se construir outros refúgios com configurações adequadas para o local, aumentando ou diminuindo o números de módulos.

Quem sabe este refúgio sirva também de inspiração para novos refúgios nos parque estaduais do Brasil.


Saiba mais
Baixe o PDF do projeto do novo refúgio - Clique aqui

 

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.