+  NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Helicóptero de resgate caiu no Ama Dablam
Equipe tentava resgatar alpinistas japoneses
 
Publicado em 09/11/2010 - 10h56 - da redação - Fonte: Explorersweb
 
 
 
vídeo 1 mapa 1
   

Sábado, dia 6, um helicóptero caiu no lado norte da Ama Dablam ao tentar resgatar alpinistas daquele lado da montanha", disse Fabrizio Zangrilli. Embora os detalhes estejam incompletos, alguns fatos foram anunciados desde então.

Piloto perdeu o controle

O helicóptero Firshtail Air estava a caminho para resgatar dois alpinistas japoneses ressaltou. "Autoridades da aviação civil a funcionários Phaplu disse a jornalistas locais que o helicóptero caiu de repente, a elevada altitude, enquanto estava em seu segundo vôo de Lukla".

"Embora a causa exata do acidente ainda não tenha sido determinado, acredita-se que isso ocorreu devido aos fortes ventos no vale."

Os membros da tripulação, o capitão Sabin Basnet e Engenheiro Purna Awale perderam suas vidas no acidente.

Uma quebra de recorde de resgate da tripulação

 
 
Publicidade
   

Particularmente Fishtail Air colabora com a Swiss Air em serviços de emergência, treinamento de pilotos e preparava os helicópteros para realizar operações de resgate em alta altitude no Nepal e Himalaia.

Anteriormente, o capitão Basnet tinha realizado a maior operação de resgate, de acordo com o Sydney Morning Herald. Na primavera deste ano, ele pegou o espanhol Juan Carlos Pauner Oiarzabal e o romeno Horia Colibasanu, a quase 7.000 m de altura no Annapurna.

Outros pilotos da Fishtail Air também realizaram resgates surpreendentes no Manaslu, Dhaulagiri e um grande número acima dos 7000m e 6000m.


ATAULIZAÇÃO
10.11.2010 - 12h57 - Os dois alpinistas japoneses ficaram presos acima da corda fixa, devido ao mal tempo e não conseguiram descer pois a neve estava muito fofa. Por isso resolveram acionar o celular e chamar pelo socorro de helicóptero. A equipe de resgate conseguiu resgatar um dos alpinistas japoneses e deixou-o em segurança em Chukkung (vilarejo próximo ao Ama Dablam) e quando retornava para resgatar o outro alpinista, a aeronave caiu. A notícia que se tem é que o outro alpinista japonês ainda está na montanha.

 



 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.