NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Mesmo tendo completado seu novo desafio, Camilo Benke vai ainda
mais longe e iniciou escalada no Aconcágua no dia 15 de dezembro.
 
 
Publicado em 16/12/2009 - 09h23 - da redação
 
 
 
  Camilo Benke no Cerro Plata.
Foto: Divulgação
   
 
 
Publicidade
   

Em menos de trinta dias o triatleta Camilo Benke testou os limites do corpo e da mente completando mais um desafio inédito. O paranaense competiu no último dia 22 de novembro o Ironman do Arizona chegando em 11º lugar em sua categoria, e logo em seguida partiu para a Argentina, aonde em cinco dias chegou ao cume do Cerro Plata, montanha de 6 mil metros localizada no Cordón Del Plata. Como se não bastasse cumprir duas provas de grande esforço físico em um curto espaço de tempo, o triatleta ainda decidiu escalar mais uma montanha nos próximos dias. Amanhã, ele inicia a ascensão ao Aconcágua, a montanha mais alta das Américas, com 7 mil metros de altura.

”Fiquei muito feliz por ter completado esse novo desafio. No Ironman, fiz o meu melhor tempo desde que iniciei os treinos como atleta e mesmo com o desgaste da prova, subi muito bem o Cerro Plata. Há quase dez dias ninguém chegava ao cume do Plata devido ao mau tempo. Porém, no sábado (12) tivemos um dia ótimo e completamos nosso objetivo. Tive uma boa aclimatação no Plata e tudo está dando certo, por isso resolvi seguir para o Aconcágua.”, afirma Camilo.

Desde que iniciou sua carreira no triathlon, o paranaense Camilo Benke propôs a si mesmo testar seus limites. Em 2008, ele superou seu primeiro desafio quando competiu o Ironman na África do Sul e uma semana depois escalou o monte Kilimanjaro, o mais alto da África. Em seguida, ainda no mesmo ano, ele completou dois Ironmans com apenas vinte dias de intervalo. E agora, ele se supera mais uma vez completando o Ironman do Arizona e o monte Cerro Plata em menos de 30 dias.

Para se ter idéia do empenho necessário para encarar os desafios que propõe a si mesmo, Benke explica que normalmente um atleta tem o intervalo de alguns meses entre provas que exijam muito esforço físico. “Há dois anos propus superar desafios. Além de um teste para mim como atleta, acho importante divulgarmos a filosofia da superação, o ‘you can’, como eu sempre digo. Estou renovado e bastante ansioso para uma próxima jornada”, diz o atleta que se prepara para um novo e ainda maior desafio em 2010.

DUPLO DESAFIO 2009 - O novo desafio do atleta começou dia 22 de novembro, quando ele competiu o Ironman do Arizona (EUA). Nesta prova, ele chegou em 11º lugar em sua categoria (30-34 anos), conquistando o seu melhor tempo na prova - 9 horas, 52 minutos e 17 segundos - desde que iniciou a competir como triatleta. No total, 266 triatletas se inscreveram no Ironman na mesma categoria de Benke e cerca de 2800 no total. A prova é considerada uma das mais exigentes de triathlon do mundo, com um percurso de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Na seqüência, o paranaense foi ao Brasil para pegar seus equipamentos e logo seguiu para a Argentina, onde iniciou a segunda parte de sua jornada. Do dia 08 ao dia 12 de dezembro, Camilo escalou o Cerro Plata, monte com 6 mil metros de altura pertencente ao Cordón Del Plata. Nessa parte de seu novo desafio, ele foi acompanhado de um escalador argentino e enfrentou obstáculos como o cansaço físico, o frio, as precárias condições de descanso durante a noite e o ar rarefeito das grandes altitudes nas montanhas.

“Não posso deixar de agradecer algumas pessoas que foram essenciais para que eu vencesse mais esse desafio. Obrigado a Ronaldo Franzen (Nativo), escalador de Curitiba; Maximo Schneider, da Argentina; e Maria Eugenia, da Ibarrak Expedições; que providenciaram tudo para que meu objetivo fosse cumprido em curto espaço de tempo. E também a Roxana Riveros (Tochi), andinista com mais de 50 expedições, que foi minha parceira na escalada do Plata”, diz Camilo.

ACONCÁGUA - O monte Aconcágua é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes Argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza. Por ser a montanha mais alta das Américas desafia todos os anos montanhistas de todo mundo a escalá-la.

Para chegar no cume do Aconcágua, Benke deve levar cerca de 10 dias.


CAMILO BENKE
Camilo Benke tem 31 anos, é formado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Mesmo com a agitada vida de médico, Camilo começou há cerca de três anos a se dedicar ao triathlon. A rotina de treinos foi se aperfeiçoando, e com dez meses de preparação ele já estava completando a prova de Ironman Brasil com o tempo de 11 horas e 16 minutos. Camilo Benke tem o patrocínio de Garra Suplementos.

 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.