NOTÍCIAS
Compartilhe
Controverso alpinista esloveno falace no Langtang Lirung
 
 
Publicado em 16/11/2009 - 16h23 - da redação
Fonte: AFP
 
 
 
 
  Tomaz Humar
Foto: Maja Rõs
   
 
 
Publicidade
   

KATMANDÚ — O corpo de um alpinista esloveno que havia se ferido a 6.300m de altitude durante uma escalada solitária foi encontrado nas montanhas nepalesas do Himalaia, anunciaram neste sábado organizadores da expedição.

O pessoal do resgate encontrou na manhã deste sábado o corpo de Tomaz Humar, 40 anos, durante um voo sobre a face sul da montanha nepalesa Langtang Lirung, de 7.234m, segundo os organizadores, Asian Trekking.

O alpinista não fazia contato desde sua mensagem de rádio segunda-feira a outros alpinistas indicando que estava ferido.

"Ele caiu durante a escalada, quebrou a coluna e a perna", disse Dawa Sherpa, que coordenou a operação de socorro. "Ele subia sozinho, sem guias e carregadores", continuou.

Humar ficou conhecido em 1999 ao subir sozinho a face sul do Daulagiri I (8.167m), 7ª montanha do mundo. Ele também escalou sozinho a face sul do Annapurna I (8.091 m).

Sua tentativa em 2005 de subir sozinho o Nanga Parbat (Paquistão), 9ª maior montanha do mundo, terminou em catástrofe com um salvamento em helicóptero a 5.900m.




PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.