Extremos
 
NOTÍCIA
 
Montanhista que amputou o próprio braço terá filme
 
da Redação: Elias Luiz
12 de novembro de 2009 - 9:15
 

O ator James Franco em cena dramática vivida pelo montanhista Aron Ralston em que seu braço ficou preso na rocha. Foto: Fox Studio
 

Danny Boyle, diretor do premiado Quem Quer Ser um Milionário? (2008) e do clássico da filmografia dos anos 1990, Trainspotting (1996), confirmou o que já circulava como boato: seu próximo filme será focado na vida de Aron Ralston, o montanhista que ficou conhecido depois que amputou um de seus braços com um canivete em uma situação de vida ou morte.

A produção já tem título e se chama 127 Hours. De acordo com a revista Variety, Boyle irá trabalhar com a mesma equipe de Quem Quer Ser um Milionário? nesse novo trabalho. Ou seja, Christian Colson será o produtor enquanto Simon Beaufoy é cotado como provável roteirista.

Segundo as informações, as gravações deverão começar no início de 2010, terminando antes do final desse mesmo ano. O diretor já escreveu um pré-roteiro.

QUEM ERA ARON RALSTON?
O alpinista americano Aron Ralston sempre foi conhecido por seu sangue frio. Nunca, porém, poderia imaginar que teria de amputar o próprio braço para salvar a vida, depois de uma pedra tê-lo prendido durante uma escalada. "Nunca vi tanta vontade de viver", frisou Steve Swanke, um guarda florestal do Colorado que acompanhou o alpinista ao hospital onde, segundo os médicos, Ralston permanece em estado grave.

“Ele teria morrido se tivesse ficado com o braço preso à rocha”
— Mitch Vetere

"Ele teria morrido se tivesse ficado com o braço preso à rocha", disse o sargento Mitch Vetere, bombeiro do condado de Emery, à rede de televisão NBC. Vetere disse que outros dois membros da equipe de resgate que voltaram ao cânion com a esperança de recuperar a parte do braço amputado descobriram que a pedra pesava quase meia tonelada, e não cerca de 90 quilos, como se supunha.

 
O vídeo em que o próprio Aron Ralston comenta sobre o acidente

AÇÃO E AVENTURA
O montanhista americano que amputou o próprio braço depois de ter ficado cinco dias com ele preso sob uma rocha disse que não espera a hora de voltar à ação. Aron Ralston contou como cortou o braço direito durante uma entrevista em Grand Junction, Colorado, onde está se recuperando. "Eu fiz o que tinha que fazer", disse. Ele próprio admitiu que não sabe de onde surgiu a força para lidar com a situação. A aventura de Ralston começou no dia 26 de abril. Ele foi até o parque Parque Nacional dos Cânions, no Colorado, com sua picape, parou o veículo no estacionamento, pegou sua bicicleta e pedalou cerca de 24 km até a abertura de uma garganta profunda. A idéia era descer o cânion, que terminava próximo do local onde a picape estava parada, pegar o veículo e ir buscar a bicicleta. O drama começou quando um grande rocha escorregou e prendeu a mão de Ralston contra a parede de pedra.

NÃO HOUVE OUTRA SAÍDA
O montanhista tentou várias alternativas para soltar a sua mão, desde tirar lascas da pedra com seu canivete até usar as polias e cordas que estava carregando para mover a rocha. Nada funcionou. Após três dias, a água e a comida acabaram. Nesse ponto, diz, ele começou a pensar que teria que se salvar sozinho. Ralston contou que tentou decepar sua mão com o canivete, mas que a lâmina estava quase cega. No quinto dia, ele diz ter percebido que a faca não seria suficiente para cortar os ossos, e decidiu que precisaria quebrá-los.

Mesmo depois da cirurgia improvisada, Ralston teve que rastejar por um cânion tortuoso, descer um precipício de 18 metros e andar 10 km. Quando encontrou outros aventureiros e foi socorrido, estava a apenas cerca de 2 km de seu carro. Apesar de ter sangrado bastante e ter ficado desidratado, o alpinista chegou andando ao hospital onde foi tratado.


O livro que inspirou o filme. Foto: Elias Luiz
 

O LIVRO
O livro 127 horas, de Aron Ralston é da editora Seoman, tem 418 páginas e o preço médio de R$ 35,00. A princípio a única decepção é a capa do livro, que apesar de uma ótima foto, o que mostra alí é o ator do filme e não o verdadeiro personagem - Aron Ralston - que na versão original do livro aparecia na capa. Mas claro que entendemos, como sempre, é a culpa do pessoal marketing para alavancar as vendas, até mesmo nos EUA a capa do livro foi atualizada para uma imagem do filme. O importante é que finalmente foi lançado no Brasil o livro de Aron Ralston, e pra quem gosta de aventura e boas histórias, fica a recomendação.

 


recados