NOTÍCIAS
Compartilhe
Realizamos um teste prático com os alimentos liofilizados da empresa brasileira Liofoods
 
 
Publicado em 10 /11/2009 - 14h03 - da redação
 
 
Equipe do Portal Extremos provou os produtos da Liofoods em sua trip pela Cordilheira dos Andes entre Argentina e Chile no início de novembro de 2009.
Foto: Elias Luiz
 
 
  O produto - Strogonoff de Frango - logo depois de aberto, ainda desidratado. É muito leve.
Foto: Elias Luiz
   
 
  Adicionamos 90ml de água quente e fechamos o saquinho durante 10 minutos, como manda nas indicações no verso do produto. A aparência e gosto ficaram ótimos, parecendo uma comida feita em casa. Se fossemos comer somente este saquinho de Strogonoff de frango já estariamos satisfeitos, pois rende bastante. Imagine você preparar o Strogonoff junto com arroz, com certeza daria para duas pessoas, ou então para uma pessoa com fome de trilha... rss.
Foto: Elias Luiz
   
 
 
Publicidade
   

Impossível começar essa matéria e não citar Apsley Cherry-Garrard, no livro “A pior viagem do mundo” sobre a última expedição de Scott a Antártida entre os anos de 1910 a 1912. Na página 340 diz:

“Eu me mudei para a barraca de Scott pela primeira vez no meio da Expedição do Depósito, e fiquei muito impressionado com o conforto que uma rotina cuidadosa dessa natureza é capaz de criar. A barraca tinha um ar caseiro na hora de jantar e, embora um acampamento de almoço no meio da noite sempre fosse um tanto sombrio, nunca havia nada desleixado. Outra coisa que me impressionou ainda mais foi a maneira de cozinhar. tínhamos, é claro, a mesma ração da minha barraca anterior. Eu estava sempre faminto e disse que sentia fome. “Não sabem cozinhar”. disse Wilson, lacônico, e ele tinha razão. Pois em dois ou três dias a minha fome perdeu a sua intensidade. Wilson e Scott haviam aprendido muitas dicas de cozinha no passado, por isso, em vez da mesma refeição todos os dias, a ração semanal era tão bem elaborada por um cozinheiro inteligente que raramente comíamos a mesma refeição”.

Veja a importância de saber cozinhar em uma expedição, e isso remonta ao início do século passado e vale muito como aprendizado para os dias de hoje. Quando se fala em comida de aventureiro, todos imaginam logo de cara ter que comer o famoso macarrão instantâneo Miojo todos os dias, e é lógico, qualquer um enjoaria muito fácil com isso. Mas isso é coisa do passado.

Estar bem alimentado em sua aventura, pode fazer a maior diferença.

Em primeiro lugar se você vai acampar ou viajar por muitos dias onde será necessário preparar a sua própria comida, temos duas opções a escolher, levar produtos enlatados e macarrão instantâneo o que vai acrescentar muito peso e pouca variedade a sua viagem, ou então fazer proveito das novas tecnologias e levar uma grande variedade de alimentos liofilizados, ocupando pouco espaço e peso em sua mochila.
Imagine você em meio a travessia Petrópolis - Teresópolis, ou fazendo o circuito W em Torres del Paine e saborear uma delicioso strogonoff de frango ou carne, salmão grelhado, arroz, feijão, picadinho de carne, macarrão, sorvete, purê, abacaxi, e muito mais. Esse era um privilégio dos aventureiros da Europa ou Estados Unidos, que contam com diversas marcas de produtos liofilizados. Mas finalmente agora você encontra estes produtos produzidos aqui no Brasil, pela empresa Liofoods, que tem um repleto cardápio de opções para aventureiro nenhum botar defeito.
Não espere a sua grande expedição, ou uma grande aventura para experimentar os produtos liofilizados, mesmo nas pequenas viagens ou até mesmo em sua casa, procure experimentar, fazer um teste real de como esse produto irá fazer a diferença em um dos momentos mais importantes da sua viagem, a hora de sua refeição.
Se em nosso teste aqui na redação achamos a comida saborosa, imagine depois de horas de trilha?
Além do teste na redação, utilizamos os produtos da Liofoods em nossa última trip pelo Chile e pelas trilhas do Aconcágua, que aconteceu na semana passada, e na trilha também foi aprovado, ainda distribuímos alguns produtos da Liofoods para os amigos da operadora do Chile que ficaram curiosos e infelizmente eles ainda não possuem o produto por lá.

Porque gostamos?

- É pratico e rápido de preparar;
- Pouco volume e peso para carregar na mochila;
- Uma grande variedade de produtos e sabores;
- É relativamente barato;
- Hidratando com água quente, faz toda a diferença, além de aquecer o corpo, faz parecer que estamos comendo em casa.
- Prazo de validade é bem maior do que o código do consumidor brasileiro estipula de no máximo dois anos.

OBS: Fizemos um teste hidratando com água fria e depois de 10 minutos estava pronto para comer, lógico que ser for em uma ocasião verdadeira em meio a trilha, é uma experiência válida, mas nada como comer uma comida quentinha.

Se você gostou, visite o site da Liofoods e veja a grande variedades de produtos - www.liofoods.com.br - ou siga a Liofoods no twitter - @liofoods.


 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.