NOTÍCIAS
Compartilhe
Primeira parada no Brasil foi no Rio e ele subiu até a costa paulista.
A viagem de Andrej Raider pelo mundo deve levar ao menos 7 anos.
 
 
Publicado em 14/06/2009 - 23h26 - da redação
Fonte: Terra
 
 
 
  O ponto de partida da jornada de Andrej foi Saint Étienne, na França, em 19 de julho de 2008
Foto: Divulgação
   
 
 
Publicidade
   

A tarefa não é fácil: dar a volta ao mundo, caminhando. Mas o sonho do russo Andrej Raider, 23 anos, está se tornando realidade graças à rede CouchSurfing (ou "surfe de sofá"), que conecta viajantes e pessoas interessadas em recebê-los em suas casas, no mundo todo.

Foi assim que Andrej chegou ao Brasil. Com uma barraca nas costas, ele deixou sua casa em Hamburgo, na Alemanha, e começou sua jornada em Saint Étienne, na França, em julho de 2008. Percorreu o Caminho de Santiago, na Espanha, e durante o trajeto descobriu o couchsurfing.org, "o melhor projeto que existe hoje na internet", segundo ele. Pela rede, conheceu pessoas que o hospedaram em cidades da Espanha e de Portugal, e lá pegou um avião até o Rio de Janeiro para continuar sua caminhada na América do Sul.

Até agora, já foram oito "sofás" em cidades do Rio de Janeiro e São Paulo desde que chegou ao País, em abril. "Brasileiros têm a mente aberta, o coração aberto", disse Andrej ao Terra, feliz por já ter conhecido "muita, muita, muita gente" no Brasil.

Conhecer pessoas e a cultura local é parte fundamental do projeto de Andrej - que ele descreve como "o maior sonho de uma criança que queria descobrir o planeta e tudo o que vive nele" - e é também o objetivo principal do couchsurfing.org, que já contabiliza mais de 1,3 milhão de "amizades feitas".

Volta ao mundo
Em quase um ano de caminhada, Andrej já passou por mais de 200 cidades ao longo de mais de 3 mil quilômetros percorridos a pé.

O próximo destino na caminhada do jovem russo é Curitiba, de onde segue para Foz do Iguaçu e Paraguai. O plano é ir até o México e embarcar em um navio ou avião para o Vietnã, caminhando pela Ásia de volta à Alemanha.

Andrej calcula sete anos para completar a volta, mas deixa claro que o roteiro pode ser modificado a qualquer momento, devido a circunstâncias, sugestões ou mesmo a mudanças de idéia.

Habilidades
O ex-estudante de física - que fala russo, alemão, inglês e espanhol - começou sua caminhada com 800 euros no bolso.

Andrej se mantém com a ajuda dos novos amigos e fazendo pequenos bicos por onde passa - na Espanha, por exemplo, fazia massagens nos pés de turistas.

Sofá móvel
Ter um "sofá" disponível não é obrigatório para participar da rede CouchSurfing. Mas Andrej, mesmo sem ter uma casa, oferece um lugar em sua barraca para quem quiser acompanhá-lo em suas andanças. "Meu sofá é móvel", explica, "porque qualquer lugar é minha casa. O planeta é minha casa."

Para acompanhar o blog de Andrej e saber mais sobre o projeto, visite www.andrej-raider.de (em inglês e alemão).

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.