NOTÍCIAS
Compartilhe
Acidente no Aconcágua
 
 
Publicado em 09/01/2009 - 09h38 - da redação
 
 
 
  Elena Zenil, alpinista italiana que faleceu no Aconcágua
Foto: Divulgação
   
 
 
Publicidade
   

Equipes de resgate argentinas encontraram o grupo de escaladores italianos que tinha se perdido perto do pico do Monte Aconcágua, e iniciaram a difícil operação de descida, informaram à Agência Efe fontes da Gendarmaria (Polícia militarizada de fronteira).

"Os membros das equipes de resgate já estão no local e estão descendo eles como podem, porque estão perto do cume e até mesmo as comunicações são difíceis. Confirmamos que quatro dos alpinistas estão vivos, e que um morreu", destacaram as fontes.

Os montanhistas, quatro italianos e um guia argentino, tinham ficado presos em uma geleira do Aconcágua, o pico mais alto das Américas, em meio a uma tempestade.

A morte de um dos escaladores tinha sido comunicada nesta quarta-feira pelo guia do grupo, ao pedir ajuda às forças de segurança da província argentina de Mendoza, na Cordilheira dos Andes, marco fronteiriço com o Chile.

O guia disse que, além do montanhista morto, há um italiano com fratura e edema pulmonar, enquanto os outros dois membros do grupo sofrem com os efeitos das baixas temperaturas da região.

Aparentemente, o grupo se perdeu ao retornar do pico do Aconcágua, a 6.962 metros de altura, e ficou preso em uma zona da geleira Los Polacos, em meio a fortes ventos e nevascas e com uma temperatura de 18 graus Celsius abaixo de zero.

O grupo foi visto por um helicóptero da Polícia de Mendoza na quarta-feira em uma encosta da montanha, cerca de 6.400 metros de altura, mas não pôde resgatá-lo porque as más condições climáticas aumentavam o risco da operação.

 

 

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.