NOTÍCIAS
O aventureiro que conquistou os "três pólos" em menos tempo (Everest, Pólo Norte e Pólo Sul)
 
 
Publicado em 13/11/2008 - 16h31 - do Editor
 
 
  Adrian Hayes em sua Expedição ao Pólo Sul.
Foto: Divulgação
   
 
  Com a conquista do Pólo Sul, Adrian se tornou o recordista em completar tal feito em menos tempo, 19 meses e 3 dias.
Foto: Divulgação
   
 
  As belas imagens da expedição de Adrian, lembram em muito as fotos de Frank Hurley, o fótografo da Expedição do Endurance em 1914.
Foto: Divulgação
   
 
 
Publicidade
   

O grande aventureiro Adrian Hayes esteve no Brasil para ministrar uma palestra e o Portal Extremos não perdeu a oportunidade de trazer para os nossos leitores mais uma entrevista exclusiva.

Adrian Hayes é aventureiro, treinador corporativo e palestrante, atualmente está baseado em Dubai. Recentemente entrou para a lista do Guinness World Records 2009 por ter explorado os três EXTREMOS do Planeta - O Pólo Norte, Pólo Sul e o Monte Everest - no mais curto período de tempo da história, tornando-se uma das 15 pessoas no mundo a terem realizado esse feito.

EXTREMOS: O que motivou você a conquistar os "três pólos" (Pólo Norte, Pólo Sul, Monte Everest) da terra?

Adrian: A conquista dos três EXTREMOS da terra, em latitude e altitude, é uma das maiores proezas da exploração em nosso planeta - são desafios que há mais de 100 anos a humanidade busca. Inúmeras vidas foram perdidas e tem produzido inúmeros livros sobre essas aventuras.
Cada um por si só é um desafio enorme, e fazer os três requer habilidades completamente diferentes. O fato de que apenas 14 pessoas tenham alcançado este objetivo inspirou-me - é realmente uma aventura ao extremo.
Escalo desde os 18 anos, e esses três últimos anos de realizações, são realizações de 5 anos de planejamento que eu decidi colocar em ação. E, acima de tudo, eu senti que poderia fazê-lo...

EXTREMOS: Dos três desafios, qual foi o mais difícil? E qual foi a mais gratificante?

Adrian: A escalada ao cume do Monte Everest é uma surpresa a cada dia, e fisicamente muito desgastante devido ao ar rarefeito.
Sobre os pólos, não há descanso, sem tréguas em diversas condições selvagens, e você tem que continuar andando praticamente o dia todo. Globalmente, o Pólo Norte foi o mais difícil de todos os três, e de alguma forma, o trekking, do Canadá ao Pólo Norte em todo o oceano congelado é provavelmente o mais difícil desafio fisico de nosso planeta.
O mais gratificante foi, no entanto, a conquista do cume dos 8.850 metros do Monte Everest. Eu não posso descrever em palavras a incrível sensação que é de estar de pé no teto do mundo durante 1 hora e 20 minutos.

EXTREMOS: Acreditamos que o esforço psicológico para lidar com situações extremas é o fator culminante para realizações como a sua. Como você usa o lado psicológico durante sua aventura?

Adrian: É de fato um aspecto crítico do sucesso. Você está sofrendo e as vezes com muitas dores e precisa saber decidir em momentos extremos. Sua habilidade para resolver problemas e superar desafios é um componente chave do sucesso. Foco, determinação e paixão são fatores determinantes para o sucesso. Mas, no final das contas, você sabe que o sofrimento vai acabar - mesmo que seja depois de 3 dias, 4 semanas, 2 meses, ou seja o quanto for.
Eu uso uma frase de Lance Armstrong para me manter motivado: “Quando as coisas realmente estiverem muito ruins, você tem duas opções. Você pode desistir, ou continuar lutando”.

EXTREMOS: Suas conquistas, dos três pólos (Everest, Pólo Sul e Pólo Norte), foi concluído no mais curto espaço de tempo histórico, em um tempo de 19 meses, 3 dias. Essa quebra de recorde alterou o seu planejamento?

Adrian: Não mudou nada. Eu sabia que, se bem sucedido o meu projeto, eu seria a 15a pessoa a alcançar esse objetivo, mas só descobri que seria o mais rápido a realizar os três pólos apenas dois meses antes de partir para a Antártica, o último de meus desafios. Estou satisfeito por ter ingressado nesse seleto grupo de aventureiros. O registro da realização em menor tempo é apenas um bônus.

EXTREMOS: Fazendo um paralelo com as nossas vidas qual o valor da realização, o valor de atingir uma meta. Onde está a experiência? Na trajetório do objetivo ou na conquista?

Adrian: A experiência não se ganha simplesmente em chegar ao destino, mas sim em todo o percurso até chegar a ele. Hoje você pode voar direto para qualquer um dos pólos em um turismo de aventura, mas o que isso lhe dará em experiência? Minhas expedições, e as nossas vidas, são como um rio - alguns momentos são rápidos, impossível de parar, outros momentos são profundos e calmos, alguns são como turbulentas corredeiras, e em outros momentos encontramos obstáculos enormes, e as vezes nos sentimos estagnados. A minha vida está focada em aprender com todos esses momentos - até mesmo com os chamados maus momentos.

EXTREMOS: Quais são os fatores mais importantes no sucesso de suas expedições?

Adrian: A mais óbvia é a extrema aptidão física e o patrocínio - Estou feliz, e muito grato de ser patrocinado pela Emirates Airlines, entre outras empresas. No lado mais prático, a experiência e os equipamentos são absolutamente fundamentais - Trabalho em equipe é também o fator determinante. Você pode ter pessoas qualificadas, mas se elas não sabem trabalhar em equipe, isso só irá causar problemas.

EXTREMOS: Qual é o seu próximo grande projeto?

Adrian: Estou lançando neste próximo mês! Aguardem.

EXTREMOS: Qual é a mensagem que você deixa para os nossos internautas, que estão ansiosos por grandes aventuras. Deixe uma palavra de incentivo.

Adrian: Acho que quando você sai na natureza, onde quer que seja, e realmente sente a força e a energia a partir dela, isso coloca o nosso Mundo e nossa vida em uma verdadeira perspectiva. Nós somos uma parte muito pequena do Universo. Então eu convido a todos para enfrentar esse poder. Você não tem que ir para os pontos extremos, mas realmente o contato com a natureza faz a nossa visão de vida mudar.



Adrian Hayes
É aventureiro, treinador corporativo e palestrante, atualmente está baseado em Dubai. Recentemente entrou para a lista do Guinness World Records 2009 por ter explorado os extremos pólos do Planeta - O Pólo Norte, Pólo Sul e o Monte Everest - no mais curto período de tempo da história, tornando-se uma das 15 pessoas no mundo a terem realizado esse feito.
Junto com a dinamarquesa Laerke Leg Pombal, atualmente moradora no Rio de Janeiro, oferece uma série de oficinas e palestras motivacionais intituladas "Desperte seu potencial - Seu, da sua equipe, da sua "empresa" - direcionado para empresas e organizações em todo Brasil e América do Sul.
Para mais informçães, visite: www.gstbrasil.com.br e www.adrianhayes.com