NOTÍCIAS
 
 
Publicado em 20/05/2008 - 18h32 - Elias Luiz
Fonte: ExploreWeb
 
 
  Publicidade
   
 
 
Iñaki OCHA de Olza
Foto: Divulgação
   
   

O alpinista espanhol Iñaki OCHA de Olza está doente em um acampamento superior no Annapurna, na face sul. Ontem, a 100 metros do cume ele retornou devido a congelamento em suas mãos, após uma escalada ininterrupta de 16h.

Após fazer um breve retorno e se alojar em um acampamento a 7.400 metros de altitude, o espanhol telefonou para sua casa passando informação que apesar do início de congelamento em suas mãos, tudo estava bem. Mas, meia hora depois do telefonema, o espanhol sofreu um edema cerebral. Seu companheiro de escalada, Horia, tem tentado de diversas formas ajudá-lo, sendo em ligações via telefone satelital para médicos na Espanha, e já administrou alguns cuidados com medicamentos de primeiros socorros. O espanhol está tossindo muito e com vômitos.

A bateria do telefone satelital está acabando, por isso uma rede de Portais de aventura de todo o mundo está tentando fazer contato com alpinistas que ainda estão na região para conseguirem um helicóptero e se deslocarem para o Annpurna, para assim iniciar o resgate do espanhol.

O Portal Extremos está colaborando com sua rede de contatos em Katmandu, a idéia é encontrar algum alpinista que já tenha feito a aclimatação ou algum cume e de lá partir de helicóptero para o Annapurna,para socorrer o Inãki Ocha. Já contactamos o alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz, na esperança de encontrá-lo ainda em Katmandu.
No dia 13 de maio Niclevicz e Irivan fizeram o cume do Makalu e no dia 19 fez contato direto de kathmandu. A chance é grande que Niclevicz ainda esteja em Kathmandu e de lá possa acionar o resgate ao Annapurna.