Clique na imagem e arraste para qualquer lado e verá a foto em 360 graus - É necessário ter o QuickTime da Apple instalado em seu computador
    Retorne ao Portal Extremos - www.extremos.com.br
 


A escalada do monte EVEREST

Este panorama fullscreen foi tornada pública em comemoração dos 50 anos da conquista do Everest, em Maio de 2003, O Cume do Everest foi alcançdo pela primeira vez por Edmund Hillary e Tenzing Norgay. Desde então entre 1.200 a 1.500 pessoas subiram ao topo. Ninguém sabe o número exato. Mais de 140 alpinistas morreram no caminho.
Em 24 de maio de 1989, o fotógrafo e montanhista australiano Roderick Mackenzie atingiu o cume. Ele fez, pelo que temos conhecimento, a única foto panoramica do cume.

Abaixo está em suas próprias palavras os seus sentimentos do evento.

Trata-se de um livro intitulado Everest Reflections From The Top by Christine Gee & Garry Weare. Contém contribuições de muitos alpinistas que atingiram o topo durante os últimos 50 anos.

Por que escalei o Everest?
Eu tenho uma teoria de que as pessoas sobem para sentir o cheiro dela. O ar a grandes altitudes cheira completamente diferente para altitudes mais baixas. As pessoas tornam-se viciadas por este cheiro e precisamos de mais e mais para obter cada vez menos. Isto é o que os faz chegar mais alto.

O que me fez pensar ao estar no cume?
No cume senti um misto de apreensão e curiosidade. Pareceu-me que a curvatura da terra era aparente, e passei algum tempo a pensar de um meio de testar para verificar se era uma verdadeira observação ou uma ilusão. No fim, decidi que era uma Ilusão, mas foi uma grande ilusão.

VR Foto © Roderick Mackenzie

.
    Panoramas.dk é uma criação de Hans Nyberg. The featured fullscreen panoramas are all copyright the individual photographers.