NOTÍCIAS
Turismo espacial deve começar em 2009
 
 
Publicado em 24/01/2008 - 01h02 - Elias Luiz
 
 
 
A SpaceShipTwo terá capacida de transportar 2 pilotos e 6 passageiros. A nave tem espaço interno para os passageiros fazerem manobras na gravidade zero.
Arte: Virgin Galactic
   
 
 
Um vôo orbital na SpaceShipTwo será para poucos, ao custo de U$ 200 mil.
Arte: Virgin Galactic
   

A Virgin Galactic anunciou hoje o design do seu novo, ambientalmente correto, lançadores espaciais baseado no X Prize (SpaceShipOne), que voou para o espaço pela terceira vez em outubro de 2004 e ganhou o Prêmio X Ansari de U$ 10 milhões.

A construção do White Knight Two (WK2) a nave mãe, ou transportadora de aeronaves, está agora muito perto de ser concluída, em Mojave, California e está prevista para começar o vôo teste no verão de 2008. É a maior nave do mundo, toda fabricada em carbono; ela tem a capacidade de voar em grandes altitudes e de lá lançar a SpaceShipTwo e seus oito astronautas - dois pilotos e seis passageiros - em sub-orbita de vôo espacial.

O WK2 - nave mãe - é alimentado por quatro turbinas Pratt e Whitney PW308A que estão entre os mais poderosos, econômicos e eficientes motores disponíveis. O WK2 também foi projetado para ser capaz de levar outras cargas e lança-las no espaço.

Embora os dois veículos que inclui o sistema de lançamento espacial estejam em construção, a Virgin Galactic diz que futuros astronautas continuam a crescer fortemente, tendo hoje mais de 200 clientes que já efeturaram o pagamento de U$ 200 mil pelo passeio no espaço. Além de mais de 85.000 registros de interesse para voar.

Já há 80 candidatos a Astronauta que já realizaram exames médicos e teste de força G.
Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, disse: "Os desenhos, tanto a nave mãe e a SpaceShipTwo, são absolutamente maravilhosos e ultrapassaram quaisquer expectativas para o futuro da comunicação espacial que tínhamos imaginado quando registraramos o nome Virgin Galactic em 1999. Estamos todos muito animados sobre a perspectiva de ser capaz de desenvolver uma solução de bio-combustível para o sistema de lançamento espacial."