Extremos
 
NOTÍCIAS
 
A força do voluntariado dentro das unidades de conservação
 
texto: Anderson Ribeiro
4 de dezembro de 2017 - 09:15
 
Voluntários em Unidade de Conservação. Foto: Duda Menegassi
 

Até algum tempo atrás no Brasil o usuário era considerado uma ameaça para os gestores de unidades de conservação, mas parece que esse pensamento mudou.

Já podemos afirmar que o voluntariado dentro das unidades de conservação vem ganhando força e já faz parte das ações estratégicas na gestão dessas unidades.

Dentro do Brasil temos bastantes áreas protegidas por lei, porem com grande escassez de funcionários em todos os segmentos, seja ele analista ambiental, guarda parques, monitores, pessoal da limpeza e outros.

O voluntário chega para somar em várias frentes, já contamos com unidades que podemos encontrar mais voluntários do que funcionários e todos bem atuantes.

O Parque Nacional da Tijuca é um modelo de sucesso na linha do voluntariado contando com uma série de ações. Uma delas é a adoção de trilhas, que já podemos chamar de gestão compartilhada. É o voluntário que passa por uma capacitação dentro da unidade, assinando um termo de responsabilidade e passa a realizar mutirões com ações de manejo e sinalização e educação ambiental.

Voluntários em Unidade de Conservação. Foto: Duda Menegassi   Voluntários em Unidade de Conservação. Foto: Duda Menegassi
 

O voluntário faz por amor, e o amor consegue captar mais pessoas enriquecendo a atividade que vem a ser ainda mais prazerosa, somando pessoas com o mesmo propósito.

Não para por aí, através de uma iniciativa voluntária as trilhas de longo curso vem contribuindo bastante com a conservação dessas áreas protegidas. Com intuito de fortalecer os corredores verdes, fomentar o turismo, recuperar a história, proporcionar estudos, pesquisas, educação ambiental além gerar emprego e renda em vários segmentos, as trilhas de longo curso vem ganhando o reconhecimento devido através de seus resultados.

No Rio de Janeiro, a Trilha Transcarioca chegou com esse modelo piloto e hoje é a precursora e referência no Brasil e, além disso, trouxe cada vez mais adeptos tais como montanhistas, peregrinos e amantes de trekking. Ganhou prêmios em grandes eventos de montanhismo, foi e continuará sendo assunto de uma série de pesquisas em graduações e mestrados e gerou empregos. Destaque-se, ainda, que a Trilha possui um aplicativo exclusivo e foi roteiro oficial durante os jogos olímpicos através do programa Passaporte Verde, que divulgava atividades sustentáveis na Cidade. É possível conhecer mais sobre ela no site www.trilhatranscarioca.com.br.

 
Trilha Transcarioca
 

Enfim, já é possível perceber o que esse personagem, chamado voluntário, é capaz de fazer por uma sociedade em qualquer segmento.

Dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que dedicam horas do seu dia para ajudar alguém ou alguma coisa. São pessoas diferenciadas que merecem destaque e muito reconhecimento.

Somos muitos!

Anderson Ribeiro
Voluntário em Unidades de Conservação.

 
comentários - comments