Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Patagonia aperfeiçoa a jaqueta com plumas ultra-leve
 
da Redação: Elias Luiz
4 de outubro de 2017 - 15:20
 

A nova jaqueta de pluma sintética da Patagonia pesa apenas 264g
 

Uma jaqueta de plumas pode ser compressível, pode ser quente ou pode ser resistente a água, mas nunca tudo de uma só vez. Esse é o triângulo de ferro das jaquetas outdoor: as melhorias em qualquer uma destas vertentes devem ocorrer à custa do terceiro.

Este problema clássico decorre das propriedades do material de isolamento interno e sintético. Quando a parte interior fica encharcada, ela perde suas propriedades isolantes. Produtos sintéticos permanecem quentes quanfo molhados, mas não comprimem, assim como os produtos naturais.

Um novo preenchimento sintético da Patagonia confronta este enigma com resultados admiráveis. O isolamento, que a Patagonia chama de PlumaFill, parece uma pena em miniatura, com inúmeras mechas de poliéster que emanam de uma espinha longa e central. Esses ramos esponjosos comprimem bem, mas permanecem quente quando molhado. Para fixar as novas plumas nas jaquetas usaram linhas de costura colocadas estrategicamente para guiar os fios de PlumaFill em todo o interior da jaqueta, evitando o deslocamento e aglomeração em seu interior, maximizando a eficiência e ajudando a prevenir a formação de manchas frias.

     
     

O resultado é uma peça eminentemente compacta com uma relação calor-peso maior do que qualquer casaco já fabricado pela Patagonia feito. Um tamanho médio de uma jaqueta Micro Puff comprime até o tamanho de um Nalgene de 1 litro; pesa apenas 264g; e oferece quase tanto calor quanto o popular Sweat Hoody da Patagonia, uma jaqueta de 428g que usa penas de ganso para o isolamento. O novo Micro Puff não é apenas mais leve que o Sweat Hoody, mas também mais quente - um fato que levará a Patagônia a eliminar o último de sua linha de produtos nas próximas temporadas.

Uma jaqueta similar da The North Face usando pluma sintética pesa 42% a mais: 264g da Patagonia Micro Puff™ Hoody contra 375g da Termoball Full Zip.

 

Micro Puff, a nova pluma sintética da Patagonia.
 

A jaqueta Micro Puff™ Hoody foi lançada hoje nos Estados Unidos ao preço de US $ 299.

 
comentários - comments