Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Premiado em Cannes, filme ‘Gabriel e a Montanha’ participa do Festival do Rio
 
da Redação: Elias Luiz
29 de setembro de 2017 - 13:35
 

Trailer
 

O Extremos acompanhou o drama do desaparecimento e morte do viajante Gabriel Buchmann, em 2009 neste posts: 1 - 2 - 3. O caso virou filme e em breve terá estreia no Brasil.

Release do filme

O longa-metragem “Gabriel e a Montanha” foi anunciado nesta ter�a-feira, 5 de setembro, como um dos participantes do Festival do Rio, evento internacional de cinema que ocorre entre os dias 5 e 15 de outubro. O filme, rodado em quatro pa�ses da �frica, participa como “Hors Concours”, ao lado de outras cinco produ��es nacionais. “Gabriel e a Montanha”, que retrata a viagem do economista carioca Gabriel Buchmann pela �frica, tem produ��o da TvZERO, Gamarosa Filmes e Damned Films e distribui��o da Pagu Pictures. Diretor do filme, o carioca Fellipe Barbosa tamb�m dirigiu o elogiado “Casa Grande”, ganhador do pr�mio do p�blico no Festival do Rio de 2014.

“Gabriel e a Montanha” recebeu, em maio, dois pr�mios no Festival de Cannes. A coprodu��o entre Brasil e Fran�a, que participou da prestigiada Semana da Cr�tica do evento, foi honrada com um pr�mio de revela��o, entregue ao diretor Fellipe Barbosa, e um de distribui��o, que ajudou a alavancar a estreia do filme na Fran�a, em agosto �ltimo, com 15 pr�-estreias em cidades francesas e a estreia comercial em 70 salas de cinema do pa�s. O filme tamb�m j� foi vendido para outros territ�rios, como Estados Unidos, China, Austr�lia e Canad�, este �ltimo com estreia prevista para outubro.

“Terminamos o primeiro fim de semana com mais de 22 mil expectadores na Fran�a, o que para a realidade do Brasil � muito bom. O filme teve uma recep��o linda da cr�tica e espero que toda essa aten��o que recebemos na Fran�a impulsione o lan�amento no Brasil”, avalia Fellipe Barbosa. “A estreia na Fran�a foi linda. Tive a oportunidade de conhecer programadores e donos de salas de cinema do pa�s inteiro apaixonados pelo filme, defendendo como se fosse deles, o que � muito emocionante.”

Gabriel Buchmann, que tem sua hist�ria retratada no longa, viajou para a �frica com o objetivo de analisar de perto a pobreza e se preparar para um doutorado em pol�ticas p�blicas na UCLA. O carioca morreu de hipotermia, em 2009, ap�s decidir subir o Monte Mulanje, pico mais alto do Malawi com mais de tr�s mil metros de altitude, sem a companhia de um guia. Seu corpo foi encontrado 19 dias depois na subida da montanha. O longa tem roteiro baseado em anota��es, e-mails de Gabriel para a m�e e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho na �frica.

 
Cena do filme: Gabriel e a Montanha
 

Na viagem, Gabriel tamb�m passou por pa�ses como Qu�nia e Tanz�nia, sempre preocupado em conhecer as particularidades das comunidades locais, como a tribo dos Massais. Ele gastava entre dois e tr�s d�lares por dia e chegou a ajudar amigos que fez nessas regi�es, pagando o aluguel mensal da casa de uma fam�lia africana com somente 12 d�lares.

Ao longo da viagem, Gabriel, interpretado por Jo�o Pedro Zappa, aventura-se por outras subidas dif�ceis, como o Kilimanjaro, ponto mais alto do continente africano. Ele tamb�m recebe a visita de sua namorada, Cris (Caroline Abras), que estava na �frica do Sul participando de um semin�rio sobre economia.

Recep��o positiva na Fran�a

A imprensa francesa foi bastante elogiosa ao filme “Gabriel e a Montanha” ap�s a estreia por l�. O tradicional Le Monde entendeu que “o grande m�rito de Fellipe Barbosa � de saber aliar a compreens�o intelectual ao gesto de compaix�o por seu amigo defunto que o filme encarna”. A revista Positif avaliou que o longa-metragem “se distingue pela intelig�ncia do seu roteiro”, enquanto o L’Express refor�ou que “Barbosa reconstitui magistralmente uma viagem emocionante rumo � morte”. Trata-se de “uma homenagem perturbadora e sincera ao amigo desaparecido”, nas palavras do Cahiers du Cin�ma. J� a revista Les Inrockuptibles escreveu que “a imagem do jovem homem cujo corpo se confunde pouco a pouco com a natureza � de uma incr�vel poesia”.

FICHA T�CNICA

Dire��o: Fellipe Barbosa
Ano de produ��o: 2017
Produ��o: TvZERO, Gamarosa Filmes & Damned Films
Coprodu��o: Arte, Canal Brasil
Elenco: Jo�o Pedro Zappa e Caroline Abras

PATROC�NIO:

Riofilme CNC ANCINE l Fundo Setorial do Audiovisual l BRDE Fundo Nacional da Cultura / Minist�rio da Cultura Sales Agent: Films Boutique

SINOPSE

Antes de entrar para uma Universidade americana de prest�gio, Gabriel Buchmann decide viajar o mundo por um ano, carregado de sonhos. Depois de dez meses na estrada, ele chega ao Qu�nia determinado a descobrir o continente africano. At� chegar ao topo do Monte Mulanje, seu �ltimo destino.

SOBRE O DIRETOR

O carioca Fellipe Gamarano Barbosa, diretor, roteirista e montador com mestrado em dire��o pela Columbia University, dirigiu curtas selecionados para festivais como Sundance, Clermont- Ferrand e New York Film Festival, dentre eles o premiado “Beijo de Sal”. Realizou o document�rio “Laura”, vencedor do Festival de Hamptons e do DocTv Am�rica Latina. Seu primeiro longa de fic��o, “Casa Grande”, participou dos laborat�rios de Sundance e estreou na competi��o oficial de Roterd� em 2014. O filme foi selecionado para mais de 40 festivais internacionais, incluindo San Sebasti�n, Londres, Cairo e Havana, e ganhou 12 pr�mios, dentre eles os pr�mios do p�blico e da cr�tica internacional (Fipresci) em Toulouse, o pr�mio do p�blico no Festival do Rio, o da cr�tica na Mostra de SP, al�m do pr�mio da APCA de melhor roteiro. “Gabriel e a Montanha” � seu segundo longa de fic��o.

 
comentários - comments