Extremos
 
NOTÍCIAS
 
O Protótipo da base brasileira na Antártica
 
fonte: Arch Daily
2 de fevereiro de 2017 - 13:00
 

Estação Antártica Comandante Ferraz
 

Em um canteiro de obras em Xangai, na China, o projeto executivo da nova base brasileira na Antártida começa a sair do papel. Projetada pelo escritório curitibano Estúdio 41, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz está sendo construída em uma versão protótipo em território chinês pela empresa Ceiec, que venceu a licitação para a execução do projeto.

Segundo os arquitetos João Gabriel Cordeiro, Fábio Faria, Emerson Vidigal, Eron Costin e Martin Goic, a estrutura temporária está sendo construída a fim de testar os melhores materiais e soluções de engenharia, antes de ser efetivamente construída no rigoroso clima polar. Paralelamente, a fundação da base definitiva na Antártida já está sendo feita e a previsão é de que o projeto fique pronto até março de 2018.

A equipe de arquitetos responsável pelo projeto executivo não acompanha mais o desdobrar das obras por motivos contratuais com o governo federal, mas informa que poucas alterações foram feitas, sobretudo para melhor adaptar a proposta aos materiais disponíveis.

Selecionada através de um concurso público organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em 2013, a nova estação terá 4,5 mil metros quadrados e abrigará 18 laboratórios no edifício principal, sete unidades isoladas, um heliporto e torres de energia eólica.

 
comentários - comments