Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Terremoto, avalanche e morte no Ama Dablam
 
fonte: The Himalayan Times
28 de novembro de 2016 - 08:55
 

Acampamento no Ama Dablam / Nepal. Foto: Divulgação
 

Um sherpa morreu e um alpinista britânico ficou ferido após uma avalanche, desencadeada por um terremoto no início desta segunda-feira, que atingiu um grupo de alpinistas no monte Ama Dablam no leste do Nepal, conhecida como uma das montahas mais bonitas do mundo.

Lakpa Thindu Sherpa, um morador de Pangboche, distrito do Vale Khumbu perdeu a vida quando a avalanche atingiu uma equipe de 13 membros, juntamente com os trabalhadores de alta altitude esta manhã, de acordo com Iswari Paudel, diretor da Himalayan Guides.

O escalador britânico Ciaran Hill ficou ferido no incidente, acrescentou.

Um terremoto moderado de magnitude local 5.6 foi relatado na área de fronteira de Ramechhap e Solukhumbu, no leste do Nepal, por volta das 5:20 da manhã. Ele foi reconhecido como uma réplica do terremoto de Gorkha que atingiu o Nepal em 25 de abril de 2015.

O incidente ocorreu quando a equipe da expedição deixou o acampamento II para o acampamento III em uma tentativa de alcançar o cume da montanha de 6.812 m.

O sherpa foi socorrido com vida, mas morreu a caminho de Lukla. Outros membros da equipe liderada por Timothy Mosedale estão seguros e a equipe ainda não decidiu se deve continuar a escalada, de acordo com Paudel.

Um salvamento foi conduzido e o escalador britânico ferido foi transportado de helicóptero para o hospital em Kathmandu.

 
comentários - comments