Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Adam Ondra conclui a primeira repetição da Dawn Wall
 
fonte: Montagna TV
22 de novembro de 2016 - 14:30
 

Adam Ondra comemorando a primeira repetição da via Dawn Wall no El Capitan, em Yosemite. Foto: Pavel Bla�ek
 

Adam Ondra consegiu: após 8 dias na parede ele concluiu a primeira repetição em livre da via Dawn Wall, a linha mais longa no El Capitan e provavelmente o mais difícil do mundo, que foi aberta por Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson e que você acompanhou aqui no EXTREMOS em janeiro de 2015.

Essa foi a primeira vez que o alpinista checo, de apenas 23 anos, escalou em Yosemite e concluiu com sucesso essa via histórica, graças a muito treino, determinação, técnica e talvez um pouco de arrogância, por ter escolhido de primeira a via mais difícil do parque.

Depois de um pouco de exploração, Ondra tentou vários tiros, em particular nos pontos mais difíceis (crux). Na segunda-feira, 14 de novembro, ele deu início a escalada: com 32 arremessos e dificuldades até 9a.

Ao total foram 8 dias para completar a via Dawn Wall e Ondra escalou principalmente a noite, quando as condições da rocha eram perfeitas. Ele encontrou um pouco de dificuldade logo no início, mas especialmente quando chegou ao 14º e 15º lance em 9a.

Adam Ondra escalou a Dawn Wall em companhia de Pavel Bla�ek.

O que resta para este jovem de apenas 23 anos, após concluir a via mais difícil do mundo e que também recentemente foi campeão na escalada esportiva (boulder)?

 

Adam Ondra durante a sua escalada da via Dawn Wall.
 
 
comentários - comments