Extremos
 
MONTANHISMO VÍDEO
 
Deslizamento de terra nas Dolomitas
 
da Redação: Elias Luiz
24 de agosto de 2016 - 08:48
 

Piccola Croda Rossa, Tirol do Sul / Itália
 

Um guia de alta montanha das Dolomitas filmou um enorme deslizamento de terra na Piccola Croda Rossa (2859m), no Tirol do Sul. Mais de 600.000 metros cúbicos de rochas deslizaram.

Não é só o Drus e Mont Granier que entraram em colapso. Toda uma seção da Piccola Croda Rossa entrou em colapso entre 18 e 20 de Agosto. A montanha vinha sendo monitorada há uma semana por geólogos italianos, desde o início das fraturas nas rochas a cerca de 200 metros abaixo do cume, com profundidade de dois ou três metros. No dia 18 de agosto cerca de 12:30 pm, o guia de montanha Roman Valentini filmou o primeiro deslizamento de terra. O segundo, ainda maior, ocorreu na noite de 19 a 20.

Dois trekkers foram evacuados de helicóptero do topo da montanha Piccola Croda Rossa e as trilhas foram fechadas como medida de segurança.

De acordo com os geólogos italianos, a causa dos deslizamentos seriam as temperaturas mais quentes e o desaparecimento de permafrost. Um fenômeno que também está causando muitos deslizamentos de terra no Mont Blanc.

 
comentários - comments