Extremos
 
NOTÍCIAS
 
O salto sem paraquedas de Luke Aikins
 
da Redação: Elias Luiz
fonte: Gizmodo
1 de agosto de 2016 - 12:10
 

O salto sem paraquedas de Luke Aikins.
 

No sábado, 30 de julho, Luke Aikins saltou com sucesso de um avião a 7.620 metros de altura com um GPS, uma câmera, um dispositivo de comunicação e uma máscara de oxigênio, que foi removida e entregue a um dos três assistentes com paraquedas a cerca de 5.500 m de altura. Sem um wingsuit (macacão com asas) nem um paraquedas, ele aterrissou com segurança poucos minutos depois em uma rede de 900 m².

Aikins foi o consultor de paraquedismo na famosa queda livre supersônica de Felix Baumgartner em 2012, e já saltou de paraquedas cerca de 18.000 vezes em sua carreira – ele tem 42 anos de idade. Além disso, Aikins treinou durante dois anos para chegar a este ponto, e só depois de resistir um pouco à ideia.

Aikins usou um GPS e quatro luzes na rede para mirar no local de pouso. A rede foi feita especificamente para desacelerar a queda enquanto ele caía sobre ela. De acordo com a National Geographic:

“A rede em si é feita de Spectra, um cabo de polietileno de alta densidade que tem o dobro da resistência do aço, mas também é completamente inelástico. Uma vez que a massa em queda livre de Aikins atingir a rede, quatro cilindros de ar comprimido – conectados à rede através de cordas e polias – desaceleram Aikins da mesma forma que você consegue pegar um ovo em sua mão, desacelerando-o suavemente ao longo de uma certa distância.”

National Geographic

Também houve outras precauções: como os níveis de oxigênio se tornam reduzidos com a altitude maior, Aikins usou uma máscara de oxigênio para o primeiro segmento da queda.

Além disso, como lembra a Popular Mechanics, a forma como os paraquedistas caem – braços e pernas abertos com o tórax voltado para o chão – desacelera a descida pela adição de atrito. Isso também ajuda as pessoas a manobrarem a queda.

E há um elemento central da física nesta e em outras quedas: a velocidade terminal, na qual a resistência do ar é tão intensa quanto a força da gravidade – por isso, Aikins parou de acelerar depois de um certo ponto.

De fato, desde a década de 1940, treze pessoas sobreviveram a quedas longas: por exemplo, um piloto da Segunda Guerra Mundial caiu de 6.000 m de seu avião bombardeiro B-17 e bateu em uma estação de trem – os detritos ajudaram a amortecer o impacto, e ele sobreviveu.

 
comentários - comments