Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Incêndio no Pico dos Marins cerca aventureiros no topo
 
da Redação: Elias Luiz
31 de julho de 2016 - 01:45
 

Faça o download do Podcast 138
 

04.08.2016 - 10:33

Drone da Montanha

Imagens de Samuel Oscar do Drone da Montanha.

 

04.08.2016 - 10:20

In loco, por Erick Yu Mikami

Resultado do incêndio que ocorreu no maciço do Pico dos Marins nesse último final de semana. Triste e revoltante o que vimos, diversas coisas me motivaram a ir lá, meu trabalho, meu amor pelas montanhas, e de alguma forma precisava fazer algo a respeito. Precisamos urgentemente nos mobilizar para que tragedias como essa não ocorram novamente, seja conscientizando outras pessoas sobre praticas, alertando e chamando atenção. Temos que deixar de ser omissos, algumas vezes a gente deixa de repreender alguma ação, pra não bancar o chato ou pra não se envolver em conflitos, mas o preço da nossa omissão pode ser muito alto, colocando o ambiente natural e outras pessoas em risco. Precisamos de maior controle de quem frequenta, de alguma forma precisamos no unir mais, deixar egos de lado e olhar o bem comum.

O incêndio também lembrou de outro problema, o lixo deixado nas montanhas, no meio da vegetação queimada, apareceu muito lixo deixado, levamos o que pudemos, mas ficou muita coisa, um problema que não é de hoje e é difícil de acreditar que as pessoas ainda continuam deixando seu rastro de lixo.

Nossas montanhas precisam ser melhor protegidas.

Mas nem tudo foi tristeza, pude olhar também aspectos positivos, apesar do grande estrago que o incêndio causou, poderia ter sido muito maior, graças aos bombeiros/voluntários que conseguiram conter as chamas, Marins é um lugar lindo, esse incêndio foi uma grande ferida, mas a força da natureza irá prevalecer e espero que os esforços dos seus frequentadores ajude a reverter ainda mais rápido essa situação.

A vegetação nativa queimada pelo incêndio deste fim de semana. Foto: Erick Mikami   O incêndio começou provavelmente após alguém disparar um sinalisador. Foto: Erick Mikami
A área total queimada corresponde a 345 campos de futebol. Foto: Erick Mikami As cenas são tristes, mas a natureza há de se recuperar. Foto: Erick Mikami
   

31.07.2016 - 12:00

40 campistas resgatados

Os bombeiros de São Paulo e Minas Gerais já estão no local desde às 23h de ontem (30 de julho) e subiram até o cume, onde chegaram nessa manhã e desceram com o total de 40 pessoas que estavam acampando em diversos pontos. Todos já estão em segurança na Base Marins (estacionamento).

Nesse momento, o helicóptero Águia da Base de São José dos Campos - PMESP - realiza um sobrevoo manejando os bombeiros que já controlaram o incêndio. A informação que chegou de um dos tripulantes é que aproximadamente 100 hectares foram consumidos pelas chamas.

Está controlado, e talvez a aeronave maior da PM ambiental faça a missão de rescaldo juntamente com os bombeiros para não ignição do incêndio em pontos vulneráveis.

31.07.2016 - 10:00

Sinalizador

Algumas informações dão conta que o início do incêndio no Pico dos Marins aconteceu depois que um grupo que estava com um guia testavam um sinalizador. O fogo se alastrou e esse grupo acabou conseguindo abandonar a montanha. Essa informação ainda precisa ser checada.

O fogo continua na montanha, se alastrando pela face sul. Os bombeiros estão no local combatendo o incêndio.

31.07.2016 - 08:00

Todos bem

Uma equipe de bombeiros consegiu chegar onde estava o grupo de campistas da Raquel Vieira (Bykell) por volta das 7:00 da manhã. Todos estão bem.

Bom dia pessoal... Estamos bem. Os bombeiros subiram e chegaram agora de manhã... Estamos bem... Eles foram super fofos... Vou agradecer a todos eles... Muito obrigado a vocês também pela força!!! Vamos demorar umas 5 horas para descer agora... Obrigada!!! Obrigada!!!

disse Raque Vieira (Bykell)

31.07.2016 - 01:45

Primeira notícia

O fogo que teve início na noite deste sábado, 30 de julho, entre o Pico dos Marins e Marinzinho, na região de Cruzeiro e Piquete/SP, continua se alastrando e alguns aventureiros que estavam acampando estão presos na montanha sem ter por onde descer.

Os bombeiros da região estão ciente do fogo, conforme podemos perceber pelo vídeo acima. Até o momento não há confirmação de feridos.

A aventureira de apelido Bykell no Instagram, fez algumas postagens com pedido de socorro, mas depois parou de se comunicar.

O EXTREMOS estará durante todo o domingo acompanhando a situação na região e em breve publicaremos mais notícias aqui nesta página.

 
comentários - comments