Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Morre a produtora Monica Schmiedt, do filme Extremo Sul
 
da redação: Elias Luiz
29 de março de 2016 - 17:40
 

Monica Schmiedt

 

Morreu nesta segunda-feira (28) em Porto Alegre a cineasta e produtora gaúcha Monica Schmiedt. Ela tinha 54 anos e lutava contra um câncer. Ao longo da carreira, iniciada nos anos 1980, ajudou a projetar o cinema do Rio Grande do Sul no Brasil. Foi uma das fundadoras da Casa de Cinema da capital.

Extremo Sul

Monica Schmiedt junto com Sylvestre Campe dirigiu o famoso filme Extremo Sul. Filmado em 2003 e lançado em 2005, o roteiro do primeiro longa-metragem brasileiro sobre alpinismo propunha filmar um grupo de 5 montanhistas rumo ao topo do Monte Sarmiento de 2.404 metros de altitude, na Terra do Fogo. Após reviravoltas e a desistência do grupo de atacar o cume da montanha, a produção começou a retratar o cotidiano dos montanhistas Nelson Barretta, Ronaldo Franzen Jr. (Nativo), Eduardo Hugo Lópes (Tato), Walter Rossini e Julio Contreras e suas reações ao isolamento da região, o frio e a convivência da equipe em situações extremas. Apesar dos contratempos, dos 30 dias de filmagem em meio a natureza inóspita, das 19 horas de filmagem em 16mm, além de 50 horas em vídeo digital e de praticamente um ano de montagem, edição e finalização, o filme foi lançado em 2005, ganhou diversos prêmios e até hoje é considerado um dos melhores filme já produzidos no Brasil sobre o segmento outdoor.

Nelson Barretta que viveu por 11 anos com Monica Schmiedt disse ao EXTREMOS:

Nos conhecemos na Antártica em um contexto surreal. Estivemos juntos quase 11 anos. Segundo ela, o filme teria sido nosso projeto. Algo criado por nós. Segundo a Mirella Martinelli, a montadora do filme, aquilo foi uma declaração de amor.

Monica foi arrastada para as montanhas. Não era desse mundo mas abraçou esse estilo quando viu que havia amor e qualidade de vida. Um dia eu disse a ela que ela me ensinou a trabalhar e ela me disse que eu mostrei a ela como a vida poderia ser mais divertida.

Depois dos quase 11 anos ela seguiu seu rumo no montanhismo com um jeito mais leve, prazeroso, além claro de continuar a fazer o que fazia muito bem. Produzir.

Nelson Barretta

 

O DVD do filme EXTREMO SUL. Foto: Elias Luiz (clique aqui e compre o filme)

 

Muitos filmes

Monica Schmiedt também foi produtora de alguns dos mais importantes filmes gaúchos na década de 80, como “Verdes Anos”, de Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase, “Me Beija” e “O Mentiroso”, ambos de Werner Schünemann, “Ilha das Flores” de Jorge Furtado e mais tarde, “O Quatrilho” de Fábio Barreto, grande sucesso de bilheteria e que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996.

O último filme

O próximo filme “Prova de Coragem”, com Mariana Ximenes e Armando Babaioff no elenco, será lançado em 12 de maio. O longa-metragem tem roteiro e direção de Roberto Gervitz e é baseado no livro "Mãos de Cavalo", de Daniel Galera e como produtora Monica Schmiedt.

Documentário será exibido em homenagem

A Secretaria Estadual da Cultura emitiu uma nota sobre a morte de Monica Schmiedt. No texto, lamenta a perda e anuncia a sessão gratuita de "Extremo Sul", como homenagem. O filme será exibido na quarta-feira (30), às 19h, na Sala Eduardo Hirtz em Porto Alegre.

     
Durante as gravações do lomga metragem Anahy de Las Misiones. Filme de Sérgio Silva e prodção executiva de Monica Schmiedt.  
Durante as gravações do Extremo Sul. Seno Almirantazgo - Terra do Fogo. Na fotografia Sylvestre Campe, Heron Alencar e Monica Schmiedt. Foto: Miguel Bonato
 
 
comentários - comments