Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Morre Douglas Tompkins em acidente de kayak
 
da Redação: Elias Luiz
9 de dezembro de 2015 - 8:51
 

Douglas Tompkins durante palestra na ATWS 2015, no Chile. Foto: Elias Luiz
 

Douglas Tompkins, 72 anos, faleceu nesta terça-feira, vítima de hipotermia, depois de sofrer um acidente de kaiak em um lago ao sul do Chile.

O kaiak de Tompkins virou quando ele fazia uma expedição com outros dois americanos, nas águas do Lago General Carrera, na região de Aysén (2.000 km ao sul de Santiago).

Ele sofreu uma "severa hipotermia", disse o médico da emergência, Carlos Salazar, do hospital da cidade de Coyhaique, para onde o americano foi levado após o acidente.

"Nessas circunstâncias, uma hipotermia desse tipo foi muito severa de superar", explicou Salazar à rádio Biobío.

O acidente aconteceu no início da tarde, quando os fortes ventos sobre o lago viraram dois caiaques com seis estrangeiros a bordo, entre eles Tompkins. O ecologista foi resgatado pela Marinha chilena e, depois, levado para Coyhaique às pressas.

Também foram resgatados quatro americanos e um mexicano.

The North Face e Conservacionista

O filantropo fez fortuna com a marca de roupas Esprit e de equipamentos de camping e roupas esportivas The North Face. Em 1990, deixou os negócios e se instalou no Chile para se dedicar à conservação da biodiversidade e da vida silvestre da Patagônia, zona compartilhada pela Argentina. Tompkins doou para esses dois países cerca de 8.000 km2 de terras.

Durante 25 anos, ele criou fundações e parques naturais, enfrentando a forte resistência de políticos chilenos, que acusavam-no de liderar uma seita ecológica, comprar terras para revendê-las e se apropriar de importantes reservas de água na Patagônia.

 
comentários - comments