Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Recorde de Ueli Steck no Eiger
 
da Redação: Elias Luiz
18 de novembro de 2015 - 10:30
 


 

A Máquina Suíça, como Ueli Steck é chamado, voltou a bater um novo recorde de escalada na fase norte do Eiger.

Em 2007 Ueli havia batido o recorde da face norte do Eiger com o tempo de 3h54min. No ano seguinte ele retornou e bateu um novo recorde, 2h47min. Mas em 2011, o também suíço Dani Arnold bateu o recorde fazendo o tempo de 2h28min (apesar que nesta ocasião ele utilizou cordas fixas na Hinterstoisser Traverse).

Ueli Steck, agora com 39 anos, retornou nesta segunda-feira dia 16 de novembro para face norte do Eiger e estabeleceu o novo recorde em 2h22min50seg.

Após a sua escalada solo em velocidade no Annapurna em 2013 e já sentindo o "peso da idade", ele havia afirmado que estava se aposentando de novas tentativas de recordes.

"Agora eu sei a diferença entre meu tempo de 2008 e 2015" disse Ueli. "Hoje a montanha estava em condições perfeitas, o clima, a neve, tudo isso tornou a escalada mais segura. Eu senti que não me esforcei tanto como em 2008, mas mesmo assim o tempo veio. Mas o alpinismo é assim mesmo, é difícl comparar duas escaladas, pois o clima e as condições da montanha são sempre diferentes, e isso que torna o alpinismo tão interessante e atraente. Para mim, é o desafio pessoal e a própria experiência que realmente importa."

 
comentários - comments