Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Kilian e Ueli no Eiger: 10 horas, 2 minutos e 1 segundo
 
da Redação: Elias Luiz | fonte: Desnivel
10 de novembro de 2015 - 10:27
 

 


VÍDEO: Kilian Jornet e Ueli Steck durante a escalada da face norte do Eiger.
 

Duas semanas atrás, Ueli Steck e Kilian Jornet se encontraram no Nepal e realizaram uma escalada a uma montanha de 6.350 metros, junto com o francês Hélias Millerioux. Naquele momento comentaram que adoraram a experiência de terem escalados juntos. Provocarando assim as fantasias de muitos aficcionados por montanha, que sonham em ver os dois atletas de alto nívem realizando um grande projeto em conjunto.

Durante a escalada no Himalaia, onde ficaram esperando por duas horas o francês, Hélias, Kilian disse a Ueli que nunca havia escalado a face norte do Eiger. De pronto, Ueli disse que assim que retornassem para Europa poderiam realizar essa escalada.

Apenas 15 dias depois deste encontro no Himalaia, no domingo passado, 8 de novembro, os dois se encontraram novamente em Grindelwald para a escalada da face norte do Eiger. Como não poderia ser diferente eles combinaram a corrida com a escalada alpina rápida, a especialidade de ambos.

O relógio foi disparado no centro da cidade de Grindelwald, que fica a pouco mais de 1.000 de altitude acima do nível do mar, e de lá correram até a base do Eiger, aproximadamente a 2.300 metros. Iniciaram a escalada utilizando a rota Heckmair de 1938, chegando ao cume a 3.970 metros. Eles disseram que as condições do tempo e da montanha estavam perfeita para a escalada.

Em seguida, realizaram a descida pela face oeste à base da montanha e voltaram correndo até Grindelwald, finalizando em 10 horas, 2 minutos e 1 segundo.

Ueli Steck que completou sua 39ª escalada do Eiger, comentou que, “Kilian e eu desfrutamos do clima quente e agradável e as excelentes condições da montanha. Essa escalada combinando o trail running e o alpinismo de velocidade, simplestemente é uma combinação perfeita de esportes de montanha!”.

Enquanto isso, Kilian Jornet disse que, “passamos o dia inteiro neste projeto. Eu aprendo muito escalando com Ueli Steck” e disse ainda ao suíço “Obrigado por me mostrar a sua montanha”.

Everest como objetivo

Vale lembrar que um dos objetivos do projeto "Summits of My Life” de Kilian Jornet, é a tentativa de recorde na escalada do Everest. Ele esteve nesta primavera no Himalaia, mas abortou a tentativa depois da tragédia causada pelo terremoto.

Ueli Steck também tinha planos interessantes no Everest em 2013, quando ele viajou com Simone Moro e Jonathan Griffith para a tentativa de abrir uma nova rota. Nesta ocasião foi uma briga com os Sherpas que frustou a conclusão da expedição.

 

Kilian Jornet e Ueli Steck durante a escalada da face norte do Eiger. Fotos: Ueli Steck

 
 
comentários - comments