Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Monte McKinley volta a se chamar Denali
 
da redação: Elias Luiz e NY Times
31 de agosto de 2015 - 9:55
 


Finalmente o Monte McKinley voltou ao seu nome original indígina, Denali. Foto: Stacy McCormack

 

O Presidente Barack Obama anunciou neste domingo, 30, que o Monte McKlinley a partir deste momento voltou a se chamar Denali, usando o seu poder executivo para restaurar o nome nativo e com profundo significado cultural a montanha mais alta da América do Norte.

As vésperas da viagem de Obama ao Alasca, onde passará três dias promovendo medidas agressivas para combater as mudanças climáticas, e essa é parte de uma série de passos que ele fará com a intenção de abordar as preocupações das tribos nativos locais.

A mudança do nome Denali foi considerada como um exemplo do imperialismo cultural em que um nome nativo com raízes históricas foi substituído por um americano que tem pouco a ver com o lugar.

A montanha do centro do Alasca foi oficialmente chamada de Monte McKinley por quase um século, quando seu nome foi alterado por mineradores de ouro em homenagem a William McKinley, 25º presidente dos Estados Unidos (1897 - 1901). McKinley foi assassinado 6 meses depois de iniciar o seu segundo mandato, e nunca visitou o Alasca.

Agora o presidente Obama em homenagem a população indígena local assinou o decreto da volta do nome original Denali, que significa “o alto” ou “o grande homem”. A montanha com 6194m desempenha um papel central na história da criação de Koyukon Athabascans, um grupo que tem vivido no Alasca há milhares de anos.

Durante a época da colonização russa do Alasca, o nome comum era Bolshaya Gora (em russo: bolshaya = grande; gora = montanha).

Pergunta do editor

Será que algum dia o mesmo poderá acontecer com o Everest?

Para os nepaleses a montanha mais alta da terra se chamada de Sagarmatha (Deusa Mãe do Céu) e para os tibetanos Chomolangma (Deusa Mãe da Terra). O Everest foi assim chamado por sir Andrew Scott Waugh, o governador-geral da Índia colonial britânica, em homenagem a seu predecessor, sir George Everest, que era Engenheiro Cartógrafo e foi o responsável por terminar o grande estudo cartográfico da Índia, ao longo do arco meridiano do sul indiano estendendo-se até o norte do Nepal.

 
comentários - comments