Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Rocklog #17: Elo Perdido
 
fonte: Rocklog Brasil
18 de agosto de 2015 - 13:28
 


 

Neste último fim de semana, Eu (Uzum), Vitão, Edu Felicio e Fábio Psico nos reunimos para fazer a primeira repetição desta via recém conquistada por Alê Silva e Marco Aurelio Nalon na face sul da Pedra do Baú.

Elo Perdido - 7ºVIII (A1/VIIC)

Talvez uma das vias mais completas no complexo, a cada cordada vencida a escalada muda de estilo, aderências, diedro, chaminé, travessia, fenda e esportiva. Diversão garantida!

Descrição das cordadas

Primeira cordada começa no início da escadinha da face sul do baú, mais precisamente onde ela ainda é de pedra. Protegida por 4 chapeletas, olhando por baixo parece fácil e simples de resolver, porem é uma aderência de 6º bem técnica e a passada para segunda chapa é bem delicada. Chegando na 4ª chapa segue para esquerda em um plato de mato até achar a P1.

Segunda cordada é um diedro gigante que abre e se transoforma em chaminé. Começa com um lance contornando uma laca pela direita, um camalot #5 protege bem esse lance. Depois de dominar a laca, e só proteger a primeira parte do diedro e tocar a primeira parte protegida por duas chapas. Após a segunda chapa, tem uma passada de Vsup que da para proteger em móvel e depois entrar na chaminé também protegida em móvel. A P2 está a direita.

Terceira cordada é curtinha mas divertida. Começa com uma travessia e esticadinha marota para direita e segue para cima por face levemente negativo em lances esportivos e agarras solidas. Deve ser um 6º.

Quarta cordada é uma fenda negativa muito boa com passadas de entalamento de mão e punho. Acho que com ela limpa, sem umidade e limpa de vegetação pode virar uma fenda clássica do baú. A primeira parte até a chapa escalamos em livre, depois disso a vegetação atrapalha bastante, mas é concluído com algumas passadas em artificial.

A quinta cordada sai para esquerda em uma primeira chapa difícil de acessar, e segue por lances bem fortes de 8º em regletitos e muitos abaulados. Muitos lances são realmente obrigatórios e são feitos com a costura bem abaixo do pé. Utilizamos de um clipstick improvisado para passar com segurança. É impressionante a qualidade da rocha da parede nesta cordada.

Última cordada sai pela esquerda até uma chapa meio escondida e depois segue reto pra cima. Cuidado com a vegetação. O plato é um jardim lindo de orquídeas e bromélias.

Material que utilizamos

Jogo de camalot .5 ao 5 repetindo .75,1, 2 e 3
12 costuras

O canal

Conheço o canal Rocklog Brasil no Vimeo.

 

     
Rocklog #17: Elo Perdido  
A primeira repetição da via "Elo Perdido" na Pedra do Baú.
 
comentários - comments