Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Morre Dick Bass, o primeiro homem a escalar os Sete Cumes
 
da Redação: Elias Luiz
27 de julho de 2015 - 15:42
 

Dick Bass (1929 - 2015)
 

Richard "Dick" Bass, o primeiro montanhista a escalar os Sete Cumes, faleceu hoje aos 85 anos de idade.

Bass era um magnata do petróleo do Texas e proprietário do Snowbird Ski Resort, em Utah. Ele era um apaixonado pelo montanhismo e junto com Frank Wells, ex-presidente da Walt Disney, sonharam com a ideia de escalar o pico mais alto de cada continente. Bass foi o primeiro a completar a façanha em abril de 1985, quando escalou o Everest tendo como guia o experiente alpinista David Breashears.

Mas na "Lista de Bass" o ponto mais alto da Oceania era o Kosciuszko (2.228m). Hoje em dia a maioria os montanhistas escalam utilizando a "Lista de Messner", onde o ponto mais alto da Oceania é a Pirâmide Carstensz (4.884m).

A busca de Bass e Wells em escalar os Sete Cumes, ajudou a fomentar o montanhismo comercial em várias dessas montanhas, incluíndo o Everest e o Vinson na Antártica.

Os Sete Cumes

- Everest (8848 m), entre o Nepal e o Tibet, na Ásia
- Aconcágua (6962 m), na Argentina, América do Sul
- McKinley (6194 m), nos EUA (Alasca), América do Norte
- Kilimanjaro (5891 m), na Tanzânia, África
- Elbrus (5642 m), na Rússia, Europa
- Vinson (4892 m), na Antártica
- Carstensz (4884 m), na Oceania

 
O livro Seven Summits de Dick Bass  
   

Brasil nos Sete Cumes

O primeiro brasileiro a completar os Sete Cumes foi o colunista do Extremos, Waldemar Niclevicz em 2011, que escalou tanto o Kosciuszko e o Carstensz. Manoel Morgado, o segundo brasileiro a escalar os Sete Cumes, se utilizou da Lista de Bass, escalando na Oceania o Kosciuszko.

Se hoje temos até série de TV em Canal Fechado aqui no Brasil com o tema de Sete Cumes, tudo isso se deu exatamente pelos sonhos de Bass e Wells.

Mensagem de Karina Oliani

Tive a honra de conhecer o Sir Richard Bass em 2010. Fui a médica dele e da sua equipe quando ele quis comemorar o 25º aniversário de ter sido o primeiro homem do planeta a ter escalado os Seven Summits.

Dick Bass, como muitos conheceram, era um homem forte, de personalidade marcante, um lider nato! Mas poucos sabem que esse homem tinha um senso de humor de fazer qualquer um perder o ar de rir!!! Além de ser um poeta e admirador (no sentido mais puro da palavra) das mulheres.

Dick deixou essa vida hoje. Todos nós deixaremos! Essa é a única certeza que podemos ter durante nossa curta existência.

Mas sei que passou por aqui e fez o que quis, ou o que achava certo. Com seu jeito de pessoa menos polida do interior, ele não só entrou para história, ele criou uma! Foi um prazer...
RIP Dick Bass

_Karina Oliani, direto de Port Saint John'S, Eastern Cape, África do Sul

Nossos sentimentos aos amigos e familiares de Dick Bass.

 
comentários - comments