Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Executivo do Google se aposenta para "cair na estrada"
 
fonte: Época Negócios
texto: Raquel Salgado
11 de março de 2015 - 15:03
 

Patrick Pichette com a esposa Tamar no cume do Kilimanjaro.
 

Patrick Pichette ocupa hoje o cargo de CFO (diretor financeiro) do Google. Nessa posição, Pichette é um dos cinco homens mais poderosos da empresa, ao lado de Larry Page, um dos co-fundadores; Sergey Brin, CEO; Eric Schmidt, chairman; e David Drummond, vice-presidente de desenvolvimento corporativo e diretor jurídico. Aos 52 anos, Pichette resolveu se aposentar e comunicou isso em um texto publicado em sua página na rede social Google+. Para Larry Page, a despedida é uma das mais não convencionais que ele já viu e vem também de um CFO nada convencional.

O motivo da aposentadoria, segundo Pichette, seria seu desejo de aproveitar mais a vida ao lado de sua esposa – agora que seus filhos estão grandes e já saíram de casa. No depoimento em sua página no Google+, ele contou que durante uma viagem de férias, Tamar, sua esposa, sugeriu que depois da visita ao Monte Kilimanjaro eles, em vez de voltar para casa, esticassem o passeio.

Tamar queria explorar a África, a Índia, seguir para lugares como o Himalaia, o Everest e até mesmo a Antártica. Mas, como um típico CFO, Pichette conta que deu uma resposta prudente: “Eu adoraria continuar, mas temos que voltar. Ainda não é a hora. Tenho muito o que fazer no Google e na minha carreira, e há muitas pessoas que contam comigo por lá”, disse ele.

Sua esposa, no entanto, não gostou muito da resposta e rebateu: “Mas quando será a hora?”, perguntou Tamar. O executivo conta que voltou feliz ao trabalho, mas que aquela pergunta de sua mulher não saía de sua cabeça. Pichette fez uma análise de sua vida atual: seus filhos estão criados e independentes. Ele já trabalha há pelo menos 30 anos de forma intensa e ininterrupta e, além de tudo isso, já havia conquistado muita coisa na carreira.

Segundo Pichette, ele não tinha nenhuma boa resposta para dar a sua esposa sobre por que não parar agora de trabalhar. “Eu não poderia encontrar um bom argumento para dizer a Tamar que devemos esperar mais tempo para pegarmos nossas mochilas e partir para a estrada – celebrando nossos 25 anos juntos”, escreveu o executivo.

Pichette fica no Google até que a empresa decida quem irá substituí-lo. Ele ajudará o novo colega no processo de transição.

     
Patrick Pichette com a família durante um trekking.  
Para Larry Page foi uma saída não convencional para um CFO. Será mesmo?
 


comentários - comments