Extremos
 
ESPECIAL: 100 ANOS DO ENDURANCE LIÇÕES DE SHACKLETON #8
 
A Liderança deixa um legado
 
texto: Cleyson Dellcorso
9 de fevereiro de 2015 - 11:50
 
 
1º ARTIGO 2º ARTIGO 3º ARTIGO 4º ARTIGO 5º ARTIGO 6º ARTIGO 7º ARTIGO 8º ARTIGO
 
  Márcio Bortolusso

A Liderança é mais que atingir um objetivo, é incitar os outros a realizarem grandes coisas provendo recursos e confiança para concluir o trabalho.

Em todas as suas expedições Shackleton fez com que todos seus comandados enxergassem o potencial de seus talentos e exerceu influência em cada um que perdurou por toda as suas vidas.

O geólogo de uma de suas expedições disse certa vez: “Um homem de Shackleton será sempre um homem de Shackleton".

O líder exerce influência no grupo e individualmente. Cada membro da equipe sente-se desafiado a atender as necessidades do grupo, em benefício dele, mesmo que não lhe tenha sido solicitado. Ele tem este comportamento por não mais pensar individualmente, mas como parte importante de um time. Shackleton com seu estilo inconfundível sabia implantar este comportamento em seus homens.

Um dos maiores legados deixados por Shackleton com seu estilo de liderança é que ela deve ser fundamentada na ética, na lealdade, disciplina, desprendimento, coragem, otimismo, esperança, camaradagem e com muita paixão pelo que se faz.

Do seu estilo de liderar, Shackleton deixou alguns pensamentos que podem e devem ser utilizados ainda hoje, pois mesmo após um século são bastante atuais:

• Fazer algo por um colega de trabalho além de ser um gesto de camaradagem, é uma das melhores coisas a ser feita.

• O otimismo é a verdadeira coragem moral.

• O líder paga um alto preço pela sua liderança: a solidão.

• Todos precisam ter um objetivo a ser cumprido junto ao grupo, cabe ao líder deixa-lo claro a todos.

• Para que uma equipe se transforme em um time, a lealdade é algo sagrado.

• Ter consciência que na liderança é tênue a linha que separa o sucesso do fracasso.

• Você é um líder, os outros contam com você, não se exima das responsabilidades.

 

Shackleton deixou um legado, pois mesmo sem ter conseguido fincar a bandeira de seu país no polo sul, sempre manteve seu ambiente de trabalho como um lugar criativo, produtivo e divertido.

Toda liderança deve ser sustentável, buscando desde o início a formação dos sucessores, não mais em benefício próprio como era (e ainda é) adotado em algumas empresas, mas de característica perene e duradoura.

A liderança deve transformar, desafiar e motivar e Shackleton ainda é, referência nisto.

Esta é a conclusão das apresentações sobre o estilo Shackleton de liderar, que em 7 artigos inicias detalhou os principais aspectos utilizados por Sir Ernest Shackleton em suas expedições.


Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia, possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC.



 
1º ARTIGO 2º ARTIGO 3º ARTIGO 4º ARTIGO 5º ARTIGO 6º ARTIGO 7º ARTIGO 8º ARTIGO
 


recados