Extremos
 
LIVROS RECOMENDAÇÃO DO EDITOR
 
Livre - Cheryl Strayed
 
da Redação: Elias Luiz
7 de dezembro de 2014 - 14:50
 
 

Podemos comparar um pouco o LIVRE (Wild) a NA NATUREZA SELVAGEM (Into the Wild), sendo que considero a obra de Krakauer mais profunda em termos literários e humanos. Mas os dois livros seguem a mesma trilha da purificação, de resolver os seus problemas internos durante uma longa jornada… a grande diferença é que em LIVRE, você é provocado a todo momento, mas recebe todas as respostas. Já em INTO THE WILD, com a morte de Chris McCandlles, ele nos deixou a difícil missão de buscarmos as respostas para tantas questões que não foram resolvidas em sua viagem. E aí que está a graça de tudo, ele nos provoca a encontrarmos as nossas respostas.

 

Mas LIVRE também é um livro muito profundo, a autora narra todas os problemas de sua vida e a caminhada de 1.770 quilômetros por parte da Pacific Crest Trail serve como um pano de fundo para a sua história. A dureza de caminhar sozinha durante três meses acaba parecendo um alívio em comparação da vida conturbada que estava tentando deixar para trás.

 

Li este livro em agosto de 2014, a capa ainda era a original, como aparece na versão de eBook, agora com o lançamento do filme, que aconteceu nesta última sexta-feira, 5 de dezembro, nos Estados Unidos e que deve ser lançado no Brasil na primeira quinzena de janeiro de 2015, na capa do livro impresso você encontrará a atriz Reese Witherspoon, que interpreta a protagonista.

 

Outra questão interessante para nós que amamos fazer trekking, é que sempre encontramos com pessoas nas trilhas, nos campings e nos refúgios, e por mais que passamos algumas horas juntos conversando, compatilhando um pouco de nossas vidas, nunca imaginamos o que aquela pessoa está passando ou qual o real motivo que a levou para a trilha. Como sempre, cada pessoa é um mundo diferente, e agora fico imaginando todas aquelas pessoas com quem ela encontrou e conviveu por algum momento, descobrindo todas as suas dores e sofrimentos através do livro e do filme. Será que se soubessem da tribulação por qual ela passava as pessoas a ajudariam mais? Será que nós mesmos quando encontramos alguém em uma trilha evitamos de compreender o momento e a situação das pessoas? Será que somos muito superficais ou essa é uma proteção para matermos a nossa individualidade?

 

Este é um livro para todas as pessoas de todas as idades, mas com certeza atingirá o público feminino em cheio. Recomendo que você leia o livro antes da chegada do filme. Boa leitura!

 

 

Citações

"Um livro espetacular... Um triunfo literário e humano."_ The New York Times


"Adoro este livro. Quero gritar isso do topo de uma montanha."_ Oprah Winfrey
"O estilo de Strayed é tão vívido, pungente e fascinante que você sente o calor do deserto, o frio cortante da High Sierra e a força admirável de uma mulher em busca do seu caminho – e a si própria – dando um passo corajoso de cada vez."_ People

 

 

 


recados