Extremos
 
ESPECIAL: 100 ANOS DO ENDURANCE LIÇÕES DE SHACKLETON #2
 
O desenvolvimento da liderança de Shackleton
 
texto: Cleyson Dellcorso
5 de dezembro de 2014 - 00:01
 
 
1º ARTIGO 2º ARTIGO 3º ARTIGO 4º ARTIGO 5º ARTIGO 6º ARTIGO 7º ARTIGO 8º ARTIGO
 
  Márcio Bortolusso

Shackleton foi criado para ver o mundo de uma forma ampla e compreensiva, moldando assim, desde a infância o seu estilo de liderar. Sua criação fez com que assumisse o papel de protetor, tomando sempre a frente das ações para que o jogo fosse limpo e honesto. Sempre esteve adiante de seu tempo com relação a seus comandados e na maneira de tratá-los, quebrando assim os paradigmas de sua época.

Apesar do físico robusto, da enorme energia e assertividade, ele sabia também ser cuidadoso e delicado, esquecia rapidamente as fraquezas dos outros e a sua generosidade não permitia agradecimentos em troca.

Shackleton buscava seus objetivos com grande paixão.

Nesta série de artigos sobre Ernest Shackleton e seu modo de influenciar pessoas, vamos hoje analisar como se deu o desenvolvimento de sua liderança e em como busquei em seu comportamento informações valiosas que uso em processos de Coaching de Liderança.

Ao longo de sua vida profissional, antes como comandado e depois como comandante de seu navio, sempre distinguiu-se no serviço, indo muito além dos deveres básicos exigidos pelo cargo. Com sua forte característica de criatividade e inovação desenvolveu ideias próprias sobre como conduzir as atividades em um navio e como ele próprio deveria proceder, nunca deixando de observar o horizonte para que oportunidades não passassem sem serem aproveitadas.

Era autodidata e um excelente negociador, lia vorazmente e em todas as oportunidades que a vida lhe apresentou sempre esteve pronto a assumir a função sem receios, pois o conhecimento adquirido dava-lhe sempre a confiança e o senso de oportunidade necessário.

A vida no mar era difícil e endurecia os corações dos homens tornando-os imunes as emoções, mas ele nunca perdeu a compaixão pelas pessoas, principalmente aquelas que estavam doentes, infelizes ou sentindo falta de casa. Shackleton permitia-se ser feliz e isto contagiava os seus comandados, contribuindo para levantar o moral da tripulação em todos os cargos que ocupou.

Shackleton tinha certeza que o moral elevado da equipe proporcionava resultados inimagináveis e que todos os possíveis fracassos que ocorressem poderiam ser transformados em oportunidades. Seu otimismo era contagiante.

Ele tinha planos audaciosos, mas extrema cautela na execução, dando especial atenção aos detalhes. A vida o ensinou a aprender com seus erros anteriores.

O “Chefe” como era chamado tinha um comportamento caloroso, brincalhão e igualitário, atribuindo sempre responsabilidades e promovendo a independência. Falava sempre de maneira aberta e franca e tinha como ponto focal o bem estar dos membros de sua equipe e se ocorressem imprevistos costumava dizer: “afinal de contas, dificuldades são apenas coisas a serem superadas”.

Em meus programas de Coaching de Liderança costumo sugerir alguns aspectos que Shackleton incorporou em sua vida, que segundo jornais da época foi “feita para comandar”:

• Nunca insista em atingir um objetivo a qualquer custo. Tudo deve ser conseguido com esforços razoáveis sem sacrifícios desnecessários para a equipe.

• Mantenha uma competição respeitosa, não leve suas disputas pessoais ao domínio público.

• Você causa impacto na vida das pessoas mais do que imagina. Cultive sentimentos de compaixão e de responsabilidade pelos outros.

• Amplie seus horizontes culturais e sociais, leia muito, estude bastante, tenha excelentes relacionamentos, seja flexível e aprenda a ver uma situação sob vários ângulos diferentes.

• Esteja sempre preparado para as oportunidades que surgirem.

• Encontre uma forma de transformar os contratempos e fracassos em vantagens a seu favor.

• Seja ousado na visão e cuidadoso no planejamento.

• Aprenda com seus erros e com os dos outros.

• Trate os outros como gostaria de ser tratado. Seja empático.

• Coloque como prioridade o bem estar de sua equipe respeitando cada um individualmente.

 

A dinâmica do mundo corporativo parece ter deixado de lado algumas das sugestões aqui apresentadas, mas é com grande alegria e confiança que vejo este comportamento presente nas organizações que tornaram-se “the best place to work” e neste final de ano, como é comum, a imprensa especializada apresenta os cases de sucesso do ano que se finda e todos sem exceção seguem por esta linha.

Até a próxima semana, quando falaremos sobre o estilo Shackleton de formar equipes de sucesso.


Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia, possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC.


 
1º ARTIGO 2º ARTIGO 3º ARTIGO 4º ARTIGO 5º ARTIGO 6º ARTIGO 7º ARTIGO 8º ARTIGO
 

recados