Extremos
 
João Marinho está desaparecido há duas semanas nos Picos da Europa
 
da Redação: Elias Luiz
17 de novembro de 2014 - 11:41
 
João Marinho. Foto: Arquivo pessoal
 

03.12.2014 - 13:00

Buscas encerradas

O grupo de oito montanhistas da Federação de Montanhismo que participou nas buscas por João Marinho, desaparecido desde início de Novembro nos Picos da Europa, Espanha, procurou em dezenas de buracos da montanha, sem encontrar indícios do português. As buscas estão encerradas.

 

22.11.2014 - 13:40

Buscas oficiais encerradas

As buscas oficiais - com ajuda dos orgãos do governo espanhol - foram encerradas no final do dia da quinta-feira, devido a pouca chance de encontrar João Marinho com vida, que está há mais de 15 dias desaparecido e principalmente pela dificuldade de realizar as buscas com o mau tempo que atingi a região.
A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal está enviando neste fim de semana, 6 montanhistas experientes, que devem se juntar a outros dois que já estão na região dos Picos da Europa para uma última tentativa. O clima na região de final de outono e a aproximidade do inverno é uma das maiores dificuldades para as equipes de resgate. Está prevista uma tempestade na próxima quarta-feira, então este grupo de montanhistas terá de domingo até terça-feira para realizar essa última tentativa.

 

19.11.2014 - 13:00

Quarta-feira

O nono dia de buscas começou e ainda não há qualquer sinal de João Marinho, perdido nos Picos da Europa, Astúrias. O alpinista fez um último contato com a família há duas semanas e desde então nada mais se soube.

Ao Jornal de Notícias (JN), Pedro Pacheco, também alpinista, confessa que “estamos num momento chave” da sobrevivência de João, uma vez que “terão se passados uns 16 dias” desde o seu desaparecimento.

Pacheco sugere que João possa ter tropeçado e quebrado algum membro do corpo, em uma zona da montanha sem cobertura de rede telefônica, algo que complicaria não só o deslocamento, como o contato com as pessoas. Contudo, descarta a hipótese desta viagem para as Astúrias ter sido mal preparada.
“Não estamos falando de um novato. É o campeão nacional de BTT, está habituado a correr em percursos de montanha. É um profissional, o que aconteceu não foi uma irresponsabilidade”, disse o alpinista de 48 anos.

 

17.11.2014 - 11:41

Desaparecido

O multiesportista português, João Marinho, está há duas semanas desaparecido nos Picos da Europa. O seu carro foi encontrado no estacionamento de uma pousada espanhola. Como ele não retornou na data prevista, as equipes de busca e resgate foram acionadas.

Neste fim de semana, aproximadamente 50 pessoas entre membros da guarda civil e equipes de resgate de montanha da Espanha e de Portugal, participaram das buscas na parte alta da região.

"Cada dia começamos as buscas como se fosse o primeiro dia. A esperança nunca morre."_ disse um membro da Guardia Civil em Gijón

Neste domingo, as condições atmosféricas - neve, nevoeiro e vento forte - impediram que os helicópteros pudessem deixar os especialistas e voluntários nas zonas de buscas, e tiveram que realizar a maior parte do itinerário a pé.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, em Portugal. É adepto de esportes de aventuras, e pratica com frequência provas de Mountain Bike, Corridas de Trilha e montanhismo.
Seus amigos estão empenhados em divulgar, apoiar e incentivar as buscas de resgate, utilizando uma página no facebook que já conta com mais de 10 mil seguidores.