Extremos
 
ONLINE
 
A avalanche mortal do Everest em 2014
da Redação: Elias Luiz
24 de outubro de 2014 - 9:25
 
 
 

Você acompanhou na Cobertura Online do Everest, aqui no Extremos, que em 18 de abril de 2014, uma formação de gelo gigante, conhecido como serac, se separou no Monte Everest, provocando uma avalanche de neve, gelo e rochas que percorreu a Cascata de Gelo do Khumbu, uma área notoriamente perigosa entre o Campo Base e o Campo 1, matando 16 Sherpas.

Até agora, a origem exata e magnitude do bloco de gelo era desconhecida. Para entender melhor a origem da tragédia, sobrepomos duas fotos de satélite do Everest, uma de 7 de abril de 2014, e outra de 26 de abril de 2014, (veja o Gif animado ao lado).

"Há um grande pedaço de gelo na foto do dia 7 de abril. Você pode vê-lo com o contorno em laranja. E no dia 26 você nota que realmente essa área não existe mais."_ disse Martin Gamache, cartógrafo da National Geographic

Com isso, agora sabemos onde a avalanche começou.

Em seguida, foi calculado o tamanho do gelo liberado. Usando estimativas aproximadas da área da superfície do serac e imagens da zona de fratura, estima-se o volume e peso do bloco de gelo.

"Os números são bastante incipiente, mas muito mais precisos do que os números que foram publicados até agora", diz Gamache.

O serac era enorme. Sua superfície era mais ou menos do tamanho de uma quadra de basquete. Ele tinha 34 metros de altura e pesava o mesmo que 657 ônibus, cerca de 14,3 milhões kg.

"Fiquei impressionado com o tamanho, mas ao mesmo tempo triste quando me dei conta do que estava olhando. Eu fui da satisfação por ter resolvido um enigma, para um grande sentimento de dor por identificar com tal precisão o que matou tantas pessoas."_ disse Gamache.

Então, o que provocou a sua queda? O gatilho exato da avalanche permanece desconhecido. Em última análise, diz Gamache, "É a gravidade que normalmente inicia uma avalanche."