Extremos
 
VÍDEOS
 
Kilian Jornet planeja escalada rápida ao Everest
Fonte: Desnivel
22 de outubro de 2014 - 00:53
 
 
 

Kilian Jornet fala sobre seu plano de escalar a Face Norte do Everest, possivelmente, na primavera de 2015, seu plano parece simples, mas o que você está propondo é de escalar o Everest em estilo leve, com um conceito inovador, que quer "eliminar" a necessidade de permanecer no acampamento base. Ele explica nesta entrevista em vídeo.

Confira os principais pontos da entrevista:

"O que você faz em Chamonix? Você pega sua mochila e entra no Mont Blanc. Porque não fazê-lo no Himalaia? A ideia é escalar com uma mochila de 40 litros, com crampons, piolets, roupa de abrigo, comida e só isso. Carregar mais de 10 quilos só trará mais dificuldades na escalada. A ideia é ir leve.”


"Acho que o ataque ao cume do Everest pode ser feito em um dia de ida e volta ao pé da montanha.”


"Com uma mochila de 40 litros, você pode ir a todos os lugares, carregando cerca de 10 quilos. Mais peso significa que você está indo mais devagar, você vai precisar de mais dias... é um círculo vicioso. O objetivo é escalar o Everest no mesmo dia. Começar a partir do pé da montanha e terminar no pé da montanha, pelo menos, essa é a idéia que temos. “

"Você começa a partir de Katmandu, onde um ônibus leva você e te deixa em um lodge muito próximo da montanha. A ideia é fazer ataques rápidos a partir deste último povoado. A idéia é de não utilizar o acampamento base.”

"A via Norton Broker é direta, é bastante técnica e geralmente oferece a melhor condição para escalar.”


A montanha mais alta do mundo atrai todos os anos centenas de alpinistas, o objetivo de Kilian é encontrar uma forma acessível para não ter problemas com a superlotação das vias. No vídeo ele fala sobre as duas rotas que têm em mente, o Norton Broker ou Horbein, na Face Norte no Tibet, mas deve escolher a primeira, que é direta, um pouco técnica e geralmente tem melhores condições.

"Se você não está no acampamento base, não há multidões.”


Quanto às referências para este projeto, Kilian menciona o estilo rápido de Fernando Garrido em suas expedições solo e Reinhold Messner.

"A idéia é não utilizar o acampamento base. Ter que estar em algum local com muita infraestrutura durante muito tempo, encarece a expedição. Além disso, se você não estiver no acampamento, você não estará no meio de uma multidão. “


"O recorde no Everest é quase uma desculpa”

Sobre o tempo que levará para chegar ao topo, explica que o tempo é muito controlado em montanhas como o Matterhorn, McKinley, Mont Blanc ou Aconcágua. No Everest, no entanto, as marcas são multiplicadas, dependendo de como você olha para ela: o oxigênio torna mais rápido, sem ele é mais lento, com corda fixa… há muitas variáveis. "Em última análise, o registro nestas montanhas é quase uma desculpa. A idéia central é fazer com que a escalada final, seja sem auxílio de uma expedição... ", diz ele.

"Nas montanhas altas tem que se concentrar, saber escolher e ser paciente.”


Kilian vai viajar para o Everest com quatro pessoas e terá algum tempo para se aclimatar. "Temos que estar um tempo ali, mas se você passar muitos dias na montanha, você começa a ter fadiga. Para o ataque ao cume, é preciso estar bem aclimatado, mas se você quiser ir rápido, em um determinado ponto acontece a curva de fadiga", explica ele. "Temos de encontrar um ponto de equilíbrio, por isso, se as condições não forem boas, eu voltarei e tentarei novamente mais para frente. Ele acrescenta: "Nas montanhas altas tem que se concentrar, saber escolher e ser paciente. Não tentar fazer muitas coisas, para evitar os acidentes."