Extremos
 
Yosemite arde em chamas
 
Fonte: Los Angeles Times
10 de setembro de 2014 - 10:23
 
 
Yosemite em chamas pelas lentes do fotógrafo Darvin Atkeson
 
Publicado: 12.09.2014 - 9h22

O fogo continua se alastrando em Yosemite, chegando agora a 4.900 hectares, mas o Half Dome poderá reabrir para os trekkers e escaladores no fim de semana, pois os bombeiros conseguiram um bom progresso contendo e apagando o fogo próximo a Little Yosemite Valley.

Publicado: 10.09.2014 - 10h23

Um incêndio florestal no Parque Nacional de Yosemite, na California, obrigou as autoridades locais a retirar os turistas, trekkers e escaladores do parque. O fogo vem se alastrando e triplicou de tamanho nas últimas horas, chegando a uma área de 2.600 hectares.

Vários helicópteros, aviões e centenas de bombeiros estão trabalhando para tentar apagar o fogo que se alastra próximo ao Half Dome e ao pico Merced Lake.

Há informações que o fogo se originou no mês passado devido a centenas de raios que caiu na região, mas como estava em uma área controlada, os funcionários deixaram queimar para restaurar os padrões de incêndio natural da área. Como é uma região de grande altitude - em média de 2.500 metros - o fogo queima lentamente, sem oferecer grandes riscos. Mas os ventos levaram as chamas próximo das trilhas e a região com vegetação mais seca fez com que o fogo saísse do controle, obrigando a evacuação dos turistas do local.

As trilhas perto da área do Half Dome, Little Yosemite Valley, Lake Merced e Sierra Camps, Clouds Rest e Sunrise High Sierra Camps e Echo Valley estão fechadas, disseram autoridades.