Extremos
 
A iminência de erupção de um vulcão na Islândia ao vivo
 
Fonte: Outside
20 de agosto de 2014 - 9:23
 
A erupção de Eyjafjallajokull de 2010, resultou em 100.000 vôos sendo cancelados e uma grande quantidade de outras interrupções. O vulcão Bardarbunga faz parte de um sistema vulcânico diferente, que é a maior da Islândia Foto:. Johann Helgason / Thinkstock
 

O vulcão Bardabunga no interior da Islândia está emitindo sinais de uma possível erupção. Para quem se lembra do vulcão Eyjafjallajokull que em 2010 entrou em erupção e foi motivo de um caos aéreo depois de obrigar o cancelamento de mais de 100.000 voos com destino a Europa, tem um bom motivo para se preocupar, pois o Bardagunga faz parte de um sistema de vulcões que é o maior da Islândia.

Os sinais de alerta de uma provável erupção vulcânica é dividido em 5 níveis, e o Bardabunga emitiu neste início de semana o alerta de nível 4 (ou laranja), estágio que de acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia (IMO) significa que o vulcão “está demonstrando uma crescente inquietação com o aumento de uma potencial erupção". O próximo nível, o 5 (vermelho) indica uma iminente erupção, ou seja, está acontecendo uma erupção.

O nível de ameaça aumentou na segunda-feira após o registro do maior terremoto na Islândia desde 1996, que foi seguido de outros 2.600 pequenos tremores e o aumento do movimento do magma no Bardagunga.

Quando o Eyjafjallajokull entrou em erupção em 2010, ele afetou 10 milhões de viajantes, depois que o espaço aéreo europeu foi fechado por seis dias, devido as cinzas vulcânicas que poderiam danificar seriamente as turbinas dos aviões. Ainda não se sabe qual a proporção de danos que a eminente erupção do Bardarbunga pode causar, mas já é possível ficar de olho nele através de imagens de stream que atualizam a cada 10 minutos, como essa foto abaixo.

WEBCAM: Veja as três webcams com imagens do vulcão.