Maximo Kausch escala mais 4 montanhas no projeto Andes 6000+
Texto e Fotos: Maximo Kausch
7 de maio de 2014 - 8:52
 
comentários    
 
Maximo Kausch após mais uma queda de moto durante a sua expedição Andes 6000+. Foto: Maximo Kausch
 

Escalei mais 4 montanhas com mais de 6000m nos Andes, o projeto Andes 6000+ continua firme e forte.

Minha idéia na temporada era de escalar mais 7 cumes mas tive 2 grandes dificuldades: O "tempo", e as "autoridades".

Na primeira etapa tive um atraso de 4 dias na escalada ao remoto vulcão Solo com 6202 metros de altitude. O vento superava os 120km/h, mas insisti e consegui. Não conseguia deixar de pensar que ao mesmo tempo que eu estava ali e era a única pessoa num raio de 50 a 100 km, no Everest tinha centenas de turistas se espremendo nas escadarias e cordas fixas! Que contraste!

O lugar é tão isolado que encontrei mais ruínas incaicas. Esta é a décima quinta vez! O vento de 110 km/h dificultou muito qualquer busca. Passei as coordenadas para os arqueólogos locais. Isso foi numa montanha de 5750m, próxima ao Solo.

Mas enfim, o tempo. Está bem mais frio do que o normal por aqui. Acredito que este inverno será mais forte que os outros. Em vez de vento oeste estou tendo muito vento sul que é bem incomum para esta época. Esta temporada está diferente, tenho que usar botas duplas. Minha moto congela praticamente todos os dias e tenho que descongelar ela no fogareiro.

Quando você escala um monstro desses e pega a moto logo à seguir, os perigos da estrada nem se comparam, então você relaxa um pouco e acidentes acontecem. Capotei a moto 2 vezes nesta etapa.

Autoridades

Outro problema que tive foi com as autoridades argentinas e chilenas para escalar sozinho nas regiões fronteiriças onde infelizmente estão também a maioria das montanhas que quero escalar. No fim de abril acabei sendo detido por um oficial da aduana argentina pois ele acreditava que eu era narcotraficante pois passei 4 vezes pela fronteira num período curto. Confesso que é difícil ficar quieto quando você desce de uma montanha de 6000m sozinho depois de tentar ela 4 vezes, passou frio e fome, capotou a moto e ainda, a primeira pessoa que você vê em 5 dias chama você de traficante...

Fora isso a polícia exige permissões às vezes e outras vezes não. Às vezes deixam escalar sozinho, outras vezes não. Está cada vez mais complicado escalar nos Andes devido às regras que ou são inexistentes ou não são nada claras.

O mistério de Mykola
Durante a escalada ao Vulcão Olmedo com 6232m na Argentina. Fui informado que havia um escalador ucraniano chamado Mykola que tinha desaparecido em fevereiro deste ano. É uma história bem estranha. Ele levava um aparelho localizador chamado SPOT e enviou seu último sinal no dia 24 de fevereiro. 7 dias depois um casal de argentinos foi à busca dele e acharam a sua barraca aos 5400m mas nada do ucraniano. O mais estranho foi que 5 dias depois a barraca sumiu mesmo ancorada com centenas de kgs de pedras. A esposa do ucraniano ainda diz que ele está desparecido. Durante a escalada ao Olmedo subi pela face oeste e desci pela leste com a idéia de achar alguma coisa. Só achei pegadas... que história estranha!

O futuro
Durante o meu projeto vi tantas montanhas menores que decidi começar catalogar elas. Já fazem 2 anos que venho montando um arquivo de montanhas com mais de 5000m. Já identifiquei 5280 montanhas com mais de 5000m e delas acredito que pelo menos 1100 sejam montanhas independentes. O mais surpreendente é a quantidade de montanhas que não tem nome. Acredito que pelo menos 90% delas ainda nem foi escalada! Alguém vai ter que ser o primeiro...


Maximo Kausch
Atleta apoiado pela Deuter, Makalu e Xtrax