Nova regra: Todo alpinista deverá recolher 8 kg de lixo do Everest
da redação: Elias Luiz
4 de março de 2014 - 9:07
 
 
 
Todo alpinista será obrigado a recolher 8 kg de resíduos do Everest. Foto: Divulgação
 

O governo do Nepal está aumentando a burocracia para quem pretende escalar o Everest. Nas últimas semanas foram divulgadas várias medidas como os valores das permissões de escalada e o escritório com policiais no acampamento base. Agora a nova medida obriga a todos os alpinistas a recolherem 8kg de lixo da montanha.

O que a nova regra exige é que o alpinista recolha esses 8 kg de resíduos gerados acima do acampamento base, onde realmente a maior parte do lixo se acumula. Nestes 8 kg de lixo não estão incluídos garrafas de oxigênio e os próprios resíduos gerados pelo alpinista.

Estes resíduos devem ser entregues no Escritório de Controle de Poluição do Comitê do Monte Everest, uma instalação que será criada próximo ao acampamento base. Espera-se que esteja pronto para o início desta temporada de escalada que começa em abril. Quem não cumprir a exigência de entregar a quantidade de lixo necessária, receberá uma multa ou perda do depósito da expedição, no valor de U$ 4.000,00.

Mais uma tarefa para os sherpas
É bem provável que essa medida acabe na sua maioria aumentando o trabalho dos shepas, onde estes serão obrigados a baixar da montanha os 8 kg de resíduos de seus clientes alpinistas e os seus próprios 8 kg. De acordo com as autoridades nepaleses cerca de 800 pessoas tentam escalar o Everest anualmente, entre alpinistas e sherpas. Com essa nova medida estima-se que anualmente será recolhido mais de 6 toneladas de lixo. Vale lembrar que as expedições Eco Everest recuperaram cerca de 15 toneladas de lixo e 600 kg de resíduos humanos, além de 6 corpos, desde 2008.

Até agora havia uma regra que obrigava todos alpinistas a descerem da montanha com todos os seus resíduos, sob pena de multa de U$ 400,00. No entanto membros do governo admitiram que os esforços para a fiscalização dos cumprimentos das regras não eram eficazes. Mas a partir de agora com o novo escritório, a fiscalização será mais rigorosa.

Essa regra vale como teste no Everest, mas ao final da campanha o governo do Nepal irá avaliar o êxito obtido e poderá aplicar a mesma regra para as outras montanhas do país.