Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Monte Roraima. Naturalmente fascinante.
 
Texto: Rosilene Brino
25 de fevereiro de 2014 - 12:47
 

Trilha para o primeiro acampamento base. Fotos: Guilherme Provenzano e Rosilene Brino
 

Uma sensação única, lugar impar, mágico, contato com a parte mais antiga deste planeta, o período Cambriano de 542 milhões de anos atrás, natureza pura!

Tudo começou há seis meses, quando eu e o Guilherme Provenzano compramos as passagens aéreas. Mas chegou rápido, de repente já estávamos embarcando no Aeroporto Guarulhos para Boa Vista.

De Boa Vista até a fronteira com a Venezuela usamos o serviço de Cooperativa, a lotação que sai do centro de Boa Vista, foram 200 km até a fronteira, depois mais 10 km até Santa Helena, na Venezuela. Na fronteira do Brasil com Venezuela passamos pela burocracia da alfândega de dar saída do Brasil e entrada na Venezuela.

Em Santa Helena checamos todos os detalhes com a agência contratada e partimos no dia seguinte em um carro 4x4 até o início da trilha, passamos por uma revista na entrada do parque, todos são revistados.

Então partimos para os 6 dias de trekking.

Primeiro dia

Entramos na trilha por volta das 13h, caminhamos horas até chegar ao primeiro acampamento, com trilha sinuosa, mas tranquila e muitas paradas para fotos. Fomos agraciados por um lindo arco-íris. Aguardamos ansiosos o primeiro jantar tendo ao fundo o imponente Roraima.

Lugar simples, onde se tinha uma estrutura mínima para cozinhar. Todos os utensílios e alimentos estavam sobre responsabilidade do guia, inclusive as barracas faziam parte do nosso pacote, sempre montavam e desmontavam as barracas com uma destreza admirável. Posso dizer que nos alimentamos muito bem todos os dias. O cardápio variava entre macarrão à bolonhesa, frango assado, arroz, salada e sempre acompanhado de um "tang" e uma pimenta interessante, com formigas, forte e deliciosa pra quem gosta de molho picante.

Antes do jantar, banho de água fria no rio, mas compensava o visual com o Roraima ao fundo, driblando os Puri Puri (borrachudos), mas para quem já foi para Ilhabela, nada de anormal, só não podia vacilar com o repelente, pois eles eram eficientes em achar aquela parte do corpo que não tinha recebido o creme, tipo calcanhar e pescoço.

Noite linda, visual acalentador, hora de carregar a energia para o dia seguinte, levantar as 5h da manhã, parece cedo? Cedo era o horário que íamos dormir, as 20h!

     
     

Segundo dia

Após o café da manhã e mochila nas costas, seguimos para o segundo acampamento base, passamos por dois rios largos e rasos, mas difícil de andar, atravessamos de meias por orientação do guia, pois havia muitas pedras escorregadias.

Encontramos alguns grupos retornando, a maioria tinha a felicidade estampada no rosto, mas sempre tinha umas caras feias de quem não gostou da brincadeira.

Chegamos no Acampamento Base Avançado, ao pé do Roraima, com uma estrutura mais simples, enquanto a refeição era preparada, nos deslocamos até um rio próximo para o um banho frio, na verdade esse era bem gelado. Renovados e depois de muitos cliques com o belo visual, tendo o paredão do Monte Roraima em nossas costas e um horizonte maravilhoso a nossa frente.

     
     

Terceiro dia

Acordamos prontos para encarar uma trilha curta, mas com uma inclinação de 70 graus e com sentimento de que iríamos ao topo do mundo. Trilha forte, onde passamos no meio da cachoeira "Passos das Lágrimas” com pedras soltas e escorregadias, mas andando com muita calma.

Enfim chegamos ao topo do Monte Roraima, com um visual impressionante, então entendemos o motivo de estarmos ali. Eu e o Guilherme ficamos quase que paralisados com a beleza impar, algo que nunca tínhamos visto igual.

As rochas são lapidadas pelo vento! Naturalmente fascinante. Estar diante de muitas obras de arte esculpidas pela natureza há mais de 500 milhões de anos, não tem preço!

Parece que você entrou em um túnel do tempo e voltou à era mais antiga do planeta e ao mesmo tempo uma viajem ao futuro. Uma verdadeira confusão psicológica. Sensação única para quem ama natureza e turismo de aventura, aventurar-se em um mundo estranho como o Monte Roraima nos deixa sem palavras.

     
     

Quarto dia

Na quarta noite o acampamento foi em cima das rochas, lugar aberto, entre as nuvens. Foi uma experiência única, a noite toda o tempo alterava, hora chovia, hora ventava, hora silêncio total e assim amanhecemos no topo de Roraima, dia lindo, excelente para programação do dia, explorar alguns pontos interessantes: Jacuzi - piscinas naturais, sapinho endêmico, orquídeas, estrada de cristais e diversos tipos de formações rochosas. Caminhamos horas e horas e foi fascinante.

Não tem como descrever em palavras, mas as fotos transmitem todos os detalhes que encontramos nesse mundo chamado "Monte Roraima”.

     
     

Quinto dia

A quinta noite foi surpreendente, choveu e ventou muito forte à noite toda, nós éramos os pesos da barraca, pois mesmo presa ela poderia sair voando. Foi a noite toda, me senti dormindo dentro de uma tempestade sem raios.

Só estava triste por que daríamos adeus ao monte Roraima, era o dia do regresso.

Nossa volta foi super tranquila, pela mesma trilha percorremos todo caminho com uma sensação de missão cumprida, energia carregada, mente aberta e muitas fotos, foram mais de 2.000 e principalmente de sonho realizado e com muitas histórias para contar.

     
     


Beijos e aguardo comentários,
Rosilene Brino

 
comentários - comments