Chad Kellogg morre em um acidente na Patagônia
fonte: Desnivel
17 de fevereiro de 2014 - 10:17
 
 
 
Colin Haley e Chad Kellogg (na direita) no cume do Cerro Torre. Foto: Chad Kellogg
 

A queda de uma rocha matou o montanhista americano Chad Kellogg na noite de 14 de fevereiro na Patagôonia. Segundo escreveu Rolando Garibotti no forum supertopo.com:

“Durantes dois dias, Chad Kellogg e Jeans Holsten escalaram a via Afanassieff, a crista noroeste do Cerro Fitz Roy, no sul da Patagônia, alcançando o cume na tarde do dia 14 de fevereiro. Logo, começaram a longa descida através da Supercanaleta. Ao recuperar suas cordas no terceiro rapel, uma delas ficou enroscada. Ao forçar a corda, ela desprendeu um bloco de rocha que acabou atingindo Chad. Ele morreu na hora. Era nove da noite. Jens continuou a descida em solitário durante a noite, alcançando a base logo pela manhã e continuou a caminhada até El Chálten, o povoado mais próximo. Devido a complexidade da localização, foi anunciado que não será realizado o resgate do corpo”.

A má sorte teve uma fatal conseqüência para o alpinista comprometido com a pureza deste esporte que, durante a sua carreira, deixou vários exemplos de atividade autêntica, inovadora e comprometida. Com 42 anos e residente em Seattle, nos Estados Unidos, era muito conhecido em seu país pelos recordes de escalada em velocidade em montanhas tão emblemáticas como Mt. Rainier ou no Denali, e também pelas suas tentavas nos últimos anos no Everest.

Além dessa faceta mais midiática, Chad Kellogg protagonizou também um bom número de novas vias e primeiras ascensões. Em 2008, abriu com Dylan Johnson uma nova via na aresta sudoeste do Siguniang (6.250m), no vale de Changping, na China. Em 2009, abriu em solitário a Medicine Buddha na perigosa face sul do Aconcágua (6.962m). Em 2010 realizou a primeira ascensão do Seerdengpu (5.592m), de novo na China, enquanto em 2011 fez o mesmo no Pangbuk Ri (6.625m), no Nepal.

No ano de 2012 Chad Kellogg voltou a se destacar por uma ascensão em solitário, desta vez era o Jobo Rinjang (6.778m), no Nepal. Na realidade foi um objetivo improvisado depois que seu companheiro de expedição David Gottlieb ficou doente, com quem iria tentar a primeira ascensão do Lunag Ri (6.916m). Regressaram no ano passado outra vez, sem êxito, e tinham previsto uma nova tentativa agora em 2014, com Jens Holsten, e teriam o apoio da empresa Mugs Stump.

Chad Kellogg também tinha experiência nos cumes patogonicos. No ano passado com Colin Haley completou a primeira repetição da combinação da via The Corkscrew, no Cerro Torre, sem utilizar os grampos de Maestri.

Segundo destaca a revista Climbing em sua versão digital, Chad Kellogg teve que superar várias outras dificuldades em sua vida pessoal durante os últimos anos: sua mulher Lara faleceu em 2007 em um acidente em um rapel no Alaska, enquanto ele se encontrava na China; pouco depois, ele foi diagnosticado com um câncer de cólon, mas se recuperou; em 2011, um dos seus melhores amigos e companheiro de equipe, Joe Puryear, também morreu.