O mapa de doenças imunopreveníveis
da redação: Elias Luiz
21 de janeiro de 2014 - 15:35
 
comentários    
 
 
 
 

O Conselho de Relações Exteriores do Programa Global de Saúde começou a acompanhar notícias sobre surtos de doenças imunopreveníveis no final de 2008, é exatamente o que você está vendo no mapa interativo acima o levantamento de 2008 até o início de 2014. Mas você pode selecionar ano a ano também. É claro que esse levantamento não está 100% correto com a realidade, mas já é um bom começo.

Aproveitando o mapa acima, sabemos que a primeira preocupação que o viajante deve ter é com a sua saúde. Permanecer saudável é sua responsabilidade mais importante durante uma viagem. Faça check-ups dentários e médicos completos antes de partir para uma grande aventura e certifique-se de que suas vacinas ainda estejam válidas. Faça um curso de primeiros socorros e leve um kit de emergência básico para tratar de problemas simples.

Exigências e vacinação
Confira seus atestados de vacinação pelo menos três meses antes de partir. Algumas vacinas, como a tríplice (sarampo, caxumba e rubéola), podem exigir uma dose de reforço. Se tiver dúvidas repita a vacinação.

Zona 1
Europa, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Japão: Somente tétano

Zona 2
Norte da África: Tifo, tétano e poliomelite. Para os visitantes à costa mediterrânea e para quem vai banhar no mar: profilaxia contra hepatite A com gamaglobulina.

Zona 3
África: Todas as vacinas da Zona 2, mais vacinas contra febre amarela e/ou meningite e vacina anti-rábica para viagens em zonas rurais.

Zona 4
Oriente Médio: Todas as vacinas da Zona 2, mais raiva e meningite para os visitantes a Meca.

Zona 5
Ásia: Todas as vacinas da Zona 2, mais raiva e encefalite japonesa B. Vacina contra meningite para os visitantes à Índia e ao Nepal.

Zona 6
México, América Central e América do Sul: Todas as vacinas da Zona 2, mais febre amarela para o Panmá e bacia amazônica. Vacina anti-rábica para as áreas rurais.

Zona 7
Caribe e Ilhas do Pacífico: Todas as vacinas da Zona 2. Elas são particularmente importantes para o Haiti e na República Dominicana.


Dicas úteis
• Sempre carregue atestados de vacinação presos ao passaporte.
• Alguns países exigem um certificado internacional de vacinação contra febre amarela, sobretudo se você estiver entrando ou passando por zonas de contato com essa doença na África e América do Sul. Cheque os regulamentos de todos os países que você pretende visitar.
• Para eliminar o risco de contrair HIV de uma agulha hipodérmica reutilizada, leve agulhas estéreis.


Malária
Para funcionar, o tratamento contra malária deve ser iniciado até duas semanas antes da partida. A sua destinação governa qual medicação será receitada. Saiba que picadas de mosquitos Anopheles transmitem a doença. Continue tomando o medicamento durante pelo menos quatro semanas depois de deixar a zona de risco de malária.


A Carteira Internacional de Vacinação
Caso queira tirar mais dúvidas de como providenciar a sua carteira, visite o site da Anvisa.