O EDITOR
   
  A Capa
   
Foto de Capa de autoria de Elias Luiz.
Arte: Aventura & Ação

- É com grande satisfação que informo que a capa da edição atual - abril / maio - da revista Aventura&Ação é de minha autoria.

Nas expedições da revista, sempre vai mais de um fotógrafo, então todos tem a difícil tarefa de fazer a capa, e normalmente a capa é a última questão a ser resolvida antes de ir para gráfica. Normalmente pega-se as melhores imagens de cada fotógrafo, cria-se diversas capas e estas são enviadas para uma banca de consultores para a votação.
Mas a tarefa mais árdua está muito antes disso. Nesse tipo de matéria - As Expedições - dividimos 4 equipes, cada uma composta por fotógrafo, repórter e guia - as vezes somente fotógrafo e guia. Durante os 4 dias que passamos na Chapada, cada equipe fez no mínimo 4 roteiros, eu fiz o Rio dos Couros, Vale da Lua, Encontro dos Rios e um Circuito Cultural.

"fotografia é o resultado de técnica, inspiração e muita transpiração"

Cada roteiro irá gerar uma matéria, então o fotógrafo desde o princípio tem que pensar em como essas fotos vão ser usadas na revista, sendo que muitas vezes várias não são aproveitadas.

Temos que pensar nas seguintes fotos :
- Foto de capa
- Foto de abertura da Matéria (landscape)
- Foto com cenas de aventura do roteiro
- Foto de personagens locais
- Foto de closes de fauna e flora
- Foto da equipe

Fiz em torno de 600 fotos, selecionei 200 fotos para a revista e 12 fotos foram publicadas.

Para uma capa você tem que pensar em uma foto vertical, a parte superior tem que ser livre para o logotipo, como é uma revista de aventura, precisamos de um personagem caracterizado e em meio a tudo isso uma natureza exuberante. Mas a cena não pode ser muito poluída com muitas informações, pois temos que pensar que vai entrar muitas chamadas de matéria na capa. E lógico, a imagem tem que representar o local onde você está.
Essa foto foi feita no Vale da Lua e ao fundo a Serra do Segredo, para quem leu o meu artigo sobre regra dos terços, veja que a própria paisagem demonstra exatamente a regra.
Não é das minhas melhores, mas, gostei do resultado.

 







Editor Chefe
elias@extremos.com.br