Extremos
 
CICLOVIAGEM VIVIANE SOUZA
 
O Caminho de Santiago de Compostela de Bike
VIVIANE SOUZA VAI PERCORRER DE BIKE OS 800 KM DO CAMINHO FRANCÊS A SANTIAGO DE COMPOSTELA
 
 
14.09.2016 -Vivi está em Ponferrada e falta um pouco mais de 200 km para ela chegar a Santiago de Compostela.
 
notícias
 
 

14.09.2016 - 13:45

14º Dia - Rabanal del Camino a Ponferrada

  Viviane Souza  

Depois de alguns dias sem escrever, sim porque chega um momento em que o caminho te envolve e você não consegue fazer outro coisa se não se entregar a ele, eis que consegui parar para descrever o meu dia de ontem e hoje.

Dormi super bem num albergue bem simples mas muito gostoso em Rabanal del Camino, daqui pra frente só faltam 239 km até Santiago, acordei com vontade de pedalar, mesmo sabendo que o dia seria difícil pois uma super subida me esperava e estava empolgada porque sabia também que tinha uma descida fantástica pela frente.

SURPRESA: Depois do café fui pegar minha bike e o pneu traseiro estava literalmente no chão, completamente murcho. Ok, "no panic Vivi", você sabe trocar o pneu. Depois da troca, começo a colocar os alforges quando olho e, DE NOVO, ele está murcho... Ainda bem que uma boa alma resolveu me ajudar e trocamos por uma câmara nova. Dali pra frente só alegria ... Só que não... 10 minutos de pedal e resolve cair o mundo... Chuva?!?!? NÃO... Um dilúvio !!! Achei que teria que dormir no próximo povoado e mudar os planos de ir até Ponferrada, mas depois de ver tantos peregrinos seguindo em frente mesmo naquelas condições, resolvi fazer o mesmo, e ainda bem que fiz, porque os 15 km de descidas alucinantes e visuais fantásticos depois da Cruz de Ferro me proporcionam sensações que nunca vou conseguir descrever!!! Foi um dos dias mais incríveis desde o início do Caminho.

Na trilha.   Comendo bem!
 
comentários - comments
 
 
 

06.09.2016 - 12:37

Podcast 142

Download do Podcast 142

 

04.08.2016 - 18:00

4º Dia - Puenta La Reina a Logroño

  Viviane Souza  

Acordei super cedo no domingo, já que tinha descansado bem no sábado, optei por fazer uma parte pelo asfalto e outra pelo caminho e consegui recuperar o dia de "folga".

Chegar no Monastério de Irache com os Sinos a todo vapor, as plantações incríveis de uva, e tomar um copo de vinho na Fuente de Vino é de um sentimento indescritível. Vale muito a parada em Torres Del Rio e também fazer com calma as longas descidas para apreciar o visual incrível dos parreirais de uva deste trecho.

03.08.2016 - 15:13

3º Dia - Pamplona a Puente la Reina

  Viviane Souza  

Etapa que deveria ser de aproximadamente 25 km viraram mais de 40 km com muita subida. Fui até Alto dos Perdões com a pedra na mochila (como reza a lenda você deve pegar uma pedra lá no início do caminho e durante sua peregrinação até Alto dos Perdões colocar nela todas as suas culpas, pecados, as pessoas que você magoou, as que te decepcionaram e deixar ela lá, como modo de perdoar e pedir perdão por tudo) e lá deixei a pedra.

De lá peguei o caminho pelo asfalto porque o trecho de descida dos peregrinos era realmente perigoso para bikers como já me haviam dito. Mas cai na tentação de perguntar para uma vendedora de lanches e bebidas que fica ali e ela me disse: "Sim, vai pelo asfalto e depois da ponte pega a primeira a esquerda", realmente ali tinham marcações para o caminho, mas acreditem, o que era para ser 12 km viraram mais de 30 km com muita, mas muita subida (devo ter ganho uns 700m de elevação) e depois muita descida com espinhos, pedras e tudo que se tem direito, sem falar dos quase 40 graus de calor. Como fiz, ainda não sei direito, mas fiz. Como tinham marcações ali e nenhum peregrino ou bicigrino (só eu) também não sei. Chegando no asfalto faltariam ainda mais uns 10km, não fosse o pneu dianteiro furar a uns 3 km de chegar. Já estava sem forças para trocar e também já era tarde. Resolvi pedir carona para estes últimos quilômetros e um senhor muito gentil e simpático me deixou na cidade. Lá dormi num albergue maravilhoso onde resolvi ficar por duas noites, porque estava muita cansada física e psicologicamente. Nestes dois dias em Puente de la Reina aproveitei para comer bem, dormir bem, lavar roupa, e cuidar da bike já que ali não tinha bicicletaria.

Dicas

1. Siga o mapa e não escute as pessoas que encontrar pelo caminho
2. Se quiser fazer o caminho de Bike uma ótima dica é começar de Puente la Reina, vá a pé de St Jean até ali, reserve o Puente Albergue e pede para a Bikeline deixar sua bike lá. Irás aproveitar mais o caminho.

01.08.2016 - 14:44

2º Dia - Ronceveaux a Pamplona

  Viviane Souza  

Mais uma vez pela estrada dos peregrinos. Sofri bastante, muita descida técnica. Desequilibrei duas vezes por causa da falta de hábito com os alforges e fui pro chão. Mas foi maravilhoso mesmo assim. A cidade de Pamplona é linda e grande, precisaria de dois dias para conhecer melhor. De setembro a junho, uma vez por semana tem uma festa onde a cerveja ou o vinho custam €2... Adivinha como estava a cidade na primeira festa depois das férias?!?!? Loucura. Amanhã farei uma etapa menor porque estou bem cansada e com alguns ralados dos tombos.

Na trilha.   As belas casas.
 

31.08.2016 - 15:07

1º Dia - Saint Jean a Ronceveaux

  Viviane Souza  

Em Saint Jean e bem tranquilo, tem tudo, farmácia, lojas de materiais esportivos, restaurantes, supermercados, então se faltou alguma coisa na mochila, quer preparar um lanchinho pra viagem você consegue fazer, e os albergues, todos particulares oferecem um certo conforto e hospitalidade que talvez você não encontre por todo o resto do caminho, por isso: Aproveite e desfrute!!!

Sai de Saint Jean as 9 horas da manhã com o propósito de chegar em Ronceveaux até as 17 horas, programei só uma etapa hoje pois estava com 3 alforges e uma bike que ainda não estava acostumada. Não sei ao certo quantos quilômetros dariam pois algumas placas diziam 24, outras 26 e muitos me diziam que eram 28. Então arrisco dizer que andei uns 26 Km dos quais 20 de subida e destes 20 uns 5 muito técnico com alto grau de dificuldade. Todo o sacrifício da subida (empurrando a bike e seus acessórios) foram compensados pelas paisagens, pessoas de todos os lugares do mundo e pelo downhill dos últimos 6 km. O vento no rosto e a sensação de liberdade são indescritíveis. E ouvir o "vai Brasil" daqueles que a alguns minutos ou horas passaram por você lá atrás "não tem preço".

Mantra do primeiro dia foi: "Encaixa o alforge no quadril e caminha".

Chegando em Rocenveaux por volta das 16 horas fui direto ao centro de informações onde um senhor simpático me atendeu em todas as línguas (sim, porque a esta altura você já fala todos os idiomas). Dali ele me mandou pro Albergue (ou melhor, fila do albergue). Nesta cidade não tem muitas opções particulares e como cheguei tarde só me restou o público. Depois de uma hora de espera me deram o número da cama, deixei minhas coisas lá e corri pro banho, importante já depois do banho você deixar suas coisas na lavanderia, assim terás roupas limpas logo depois do jantar. E aí você está livre para ir a igreja, passear e conhecer a cidade (bem pequena). Dormir cedo é bem importante nestes lugares com poucas opções particulares, pois você dorme antes que os outros comecem a roncar, acorda antes que os banheiros estejam lotados e o café da manhã está fresquinho pra você.

Dicas de materiais darei no site da loja Bicho do Mato no final da viagem. Pois tem muitos detalhes importante para cada etapa.

A bike.   Parada de descanso junto com os peregrinos.
 

30.08.2016 - 14:14

De bike no Caminho de Santiago de Compostela

  Viviane Souza  

Sendo proprietária de uma loja de materiais esportivos (Bicho do Mato) e tendo como principais clientes os futuros Peregrinos resolvi passar também por esta experiência para conseguir ajudar de maneira mais eficaz estas pessoas. Como não tenho muito tempo, optei por fazer o caminho completo de bike. Contei com apoio de meus amigos e parceiros que num curto espaço de tempo me ajudaram a preparar tudo.

Vim com propósito de tirar o máximo de proveito comercial, mas como um grande amigo me disse:

“Vai pro Caminho, depois você me conta se nada mudou e se conseguiu fazer só por trabalho.”

Digo que TUDO JÁ MUDOU!!! E isso que meu caminho só começa amanhã! A atmosfera deste lugar, a mistura do místico, da igualdade, da reciprocidade, da superação de seus limites está só começando e tudo já mudou dentro de mim. Como se alguma coisa estivesse me esperando no meio do caminho, como se de repente coisas que eu sempre camuflei dentro de mim viessem à tona, não sei explicar ainda mas tenho certeza que não estou aqui por acaso e quem sabe no final destes quase 20 dias eu saberei explicar ou entender.

"Buen Camino" pra mim e para todos!!!

     
Viviane Souza em Saint-Jean-Pied-de-Port, a cidade de início de sua jornada.   Marco do Caminho de Santiago de Compostela a partir da França.

 

 
comentários - comments