+  BLOG DO WALDEMAR NICLEVICZ  
 
Salto Angel, relato final!
 
 
 

Estimados Amigos!

O inverno frio e seco deste ano está movimentando a comunidade dos amantes da montanha no Brasil! No Marumbi, paraíso na Serra do Mar do Paraná, os dias estão com um céu azul e a rocha super aderente, um convite irrecusável às escaladas.

Mas antes de começar a divulgar o que já fizemos este ano no Marumbi, quero finalizar o relato da escalada do Salto Angel, junto com mais algumas fotos deste que foi um dos mais incríveis desafios já superados por uma equipe de escaladores brasileiros. Você pode conferir como foi fantástica a nossa experiência clicando neste link.

Dúvidas por aonde ir, falta de confiança na rocha, medo de cair em razão das proteções inseguras!

Essas situações nos perseguiram em cada um dos 17 dias – dos quais 13 sem pisar no chão - que levamos para superar os 1.100m de altura do maior paredão negativo do mundo, em fevereiro.

A união da equipe, nossa experiência em tomar decisões, a correta análise dos riscos, a ousadia e a confiança de cada um, bagagem que trazíamos de outras escaladas, nos levaram a superar todos os obstáculos.

Fomos para a Venezuela esperando as piores condições, devido aos relatos das outras únicas três equipes que haviam superado o Salto Angel, membros da elite da escalada mundial, e hoje nos enchemos de orgulho ao elevar o nome do Brasil a este mesmo nível.

Encaramos a montanha com humildade, estimulando a nossa capacidade de aprender a conviver em harmonia com aquela natureza aparentemente hostil. Mesmo assustados, percebemos que fomos acolhidos com conforto pelo gigantesco paredão e lentamente sentimos uma simbiose entre os seus elementos e nossas emoções.

Termino com essa atualização meu relato da Expedição Brasil Salto Angel, que certamente ficará marcada como mais uma página inesquecível da história do montanhismo brasileiro.

Agradeço aos companheiros de equipe por aceitarem o meu convite para tornarem-se cúmplices da realização de mais este grande sonho, Alfredo Rangel, Edmilson Padilha, José Luiz Hartmann, Orlei Junior, Sérgio Tartari e Valdesir Machado.

Agradeço a Edelweiss (www.verticale.com.br) pelo apoio com suas cordas!

Agradeço a sua importante torcida!

Na próxima atualização revelarei qual é a próxima expedição! Afinal, novos desafios é o que continuará dando sentido a nossa existência!

Te desejo boas escaladas, grandes desafios e muita coragem!

Grande abraço,

Waldemar Niclevicz

 
ARCO-ÍRIS - Um lugar único deste planeta Terra! O Kerepacupai Vena, ou Salto Angel, a cachoeira mais alta do mundo, se precipitando de uma altura de 979m, na Venezuela. Apareço chegando ao nosso acampamento 3.
Foto: niclevicz.com.br
 
 
ACAMPAMENTO 1 - José Luiz Hartmann, o querido Chiquinho, companheiro de muitas escaladas no Marumbi, próximo do nosso acampamento 1.
Foto: niclevicz.com.br
 
 
DIEDRO BRASILEIRO - A fantástica dupla “Éd & Val” (Edmilson Padilha e Valdesir Machado), em pleno Diedro Brasileiro, variante que abrimos na parte superior da parede.
Foto: niclevicz.com.br
 
 
SALTO ANGEL - Sérgio Tartari, o querido Sérginho, companheiro de escaladas de Salinas, no início da variante brasileira, em plena travessia horizontal que leva ao Diedro Brasileiro.
Foto: niclevicz.com.br
 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Alpinista
 
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.

Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino. Não parei mais de viajar.

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).

Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).

 
 
 

2000
K2 (Paquistão) com 8.611 metros

1997
Carstensz (Nova Guiné) com 4.884 metros

1997
Mc Kynley (Alasca) com 6.194 metros

1996
Vinson (Antártica) com 4.897 metros

1996
Kilimanjaro (Tânzania) com 5.895 metros

1996
Elbrus (Rússia/Geórgia) com 5.642 metros

1995
Everest (Tibet / China) com 8.848 metros

1988
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros