+  BLOG DO WALDEMAR NICLEVICZ
Compartilhe
Rumo ao acampamento-base
 
 
 

Estimados Amigos,

Felizmente estamos entre as montanhas mais imponentes e majestosas da Terra, ou Karakorum. Ainda que ao longe já avistamos a Cadetral do Baltoro, a grande Trango, o Broad Peak e até o K2.

Foto: Waldemar Niclevicz
2 3 4 5 6 7 8 9 10 vídeo 1 mapa 1

Após 40 km de caminhada, em dois dias, estamos agora descansando em Paiju a 3350m de altitude, um verdadeiro oásis no meio das áridas montanhas. Nossas barracas protegem do forte calor do sol sob a sombra de árvores e temos água cristalina, algo raro por aqui.

O estresse de quase 30 horas de avião, da tumultuada viagem de Islamabad até Skardu e da perigosíssima ida de jeep de Skardu até Askole (onde em 1998 tivemos um acidente com a morte do nosso cozinheiro e do seu filho), começa a dar lugar a uma incrível sensação de satisfação.

Estar novamente diante do K2, após 10 anos, me trás a certeza que todo esforço que fiz para realizar o grande sonho esperado valeu. Jamais uma montanha me deixou tão fascinado, jamais uma montanha me exigiu tanto e me deu tanto em troca.

Temos ainda 80 km pela frente que devemos superar em mais quatro dias, É a parte mais difícil da caminhada de aproximação, pois vamos caminhar sobre o glaciar Baltoro, pelo início vai estar encoberto com muitas pedras soltas e que depois tem suas gretas escondidas pelo excesso de neve dessa temporada. Em compensação, cada dia será mais impressionante devido à imponência das montanhas.

O tempo melhorou, temos sol forte pela manhã, embora à tarde as nuvens tem trazido alguns chuviscos.

Está pegando carona com a gente o argentino Máximo Kausch, ele morou no Brasil por nove anos vai enfrentar o Hidden Peak e o Gasherbrum 2 com uma equipe inglesa que já está no acampamento-base.

Espero mandar a próxima atualização diretamente do acampamento-base; Insha Alá!

Um forte abraço,

Waldemar Niclevicz

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
 
 
 
Alpinista
 
Com 18 anos eu me mudei para a região de Itatiaia, onde morei por três anos. Foi lá que vim a aprender a usar o equipamento técnico, como cordas e mosquetões.

Nesta mesma época, 1985, eu realizei minha primeira grande aventura: uma viagem através da Bolívia e Peru, com o desejo de fazer o Caminho Inca a Machu Picchu. Foi uma viagem decisiva para a minha vida, respirei pela primeira vez o ar rarefeito das altas montanhas, pisei pela primeira vez na neve, apaixonei-me pela cultura e pelo povo andino. Não parei mais de viajar.

Obstinação, paixão e disciplina são as palavras que melhor definem Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o K2 e os Sete Cumes do Mundo (a maior montanha de cada um dos continentes).

Também já escalou a Trango Tower (a maior torre de granito do mundo), O El Capitan e o Half Dome, além de 6 das 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros: o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Cho Oyo (8.201m), o Shisha Pangma (8.046m), o Gasherbrum (8.035m) e o Lhotse (8.501m).

 
 
 

2000
K2 (Paquistão) com 8.611 metros

1997
Carstensz (Nova Guiné) com 4.884 metros

1997
Mc Kynley (Alasca) com 6.194 metros

1996
Vinson (Antártica) com 4.897 metros

1996
Kilimanjaro (Tânzania) com 5.895 metros

1996
Elbrus (Rússia/Geórgia) com 5.642 metros

1995
Everest (Tibet / China) com 8.848 metros

1988
Aconcágua (Argentina) com 6.962 metros