Kilimanjaro - O treinamento
da redação, por: Adriana Miller
2 de janeiro - 17:14
 
   
 
 

Além da falta de banho, a única coisa realmente preocupante sobre a viagem ao Kilimanjaro é meu preparo físico. Não tenho menor problema em acampar, não ter banheiro, dormir em barraca, estar no meio do mato…
Não estou exatamente fora de forma, ando muito todos os dias, e tenho realmente muita energia.

Mas desde que desisti de correr a maratona, meu ritmo de corridas e academia diminuiu assim uns 100%! Sempre tem uma desculpa, né?

Quando está frio é porque está frio, quando está calor é porque está calor; quando tinha aulas era porque tinha que estudar, e depois que terminei o mestrado era porque já não tinha que estudar!
Até que há umas semanas atrás, finalmente resolvi colocar em prática tudo que andei pesquisando sobre treinamento e condicionamento físico para escalar o Kilimanjaro!

Comprei alguns livros, consultei muitos web sites, e principalmente conversando e pedindo dicas e conselhos de quem já foi.

A parte física não é assim exatamente super difícil, porque o Kilimanjaro não é uma escalada "técnica" – ou seja, nem sequer rola escalada, é apenas um trekking/hikking.
Então teoricamente, é claro que precisamos estar em forma, porque não é qualquer pessoa que aguenta passar 7 dias caminhando uma média de 5 horas por dia no meio do mato numa subida! Mas essa parte não me assusta mesmo, e 5 horas de caminhada por dia é MUITO menos do que eu faço nas nossas viagens! (que as vezes passamos mais de 10 horas andando sem parar, com subidas, descidas, escadas, multidão, etc).

O problema está em um único detalhe: Altitude.

Uma coisa é caminhar por Paris, por 12 horas no nível do mar. Outra coisa é caminhar por 4 horas a 3.000 metros de altitude! E por isso que é tão importante que não apenas estarmos em forma, mas com um ótimo condicionamento físico. Não adianta nada ter pernas fortes e pulmão fraco!

Então a intenção do treinamento é justamente condicionar nossos pulmões a consumiu menos oxigênio, mas não tem fórmula mágica…

E estar "em forma" também não quer dizer ficar horas puxando ferro na academia e ficar saradona – muito pelo contrario! Li uma pesquisa que estatisticamente, pessoas mais "saradas" tem mais dificuldade pra se adaptar em altas altitudes porque como seu corpo tem mais músculos, o organismo usa mais oxigênio que uma pessoa "normal".
E o pior é que parece mesmo ser verdade! Das 4 pessoas que eu conheço que já escalaram o Kili, foi justamente um saradão que passou mal a viagem toda, e mal conseguiu chegar no topo!
Além disso, a preparação e treinamento ajudam bastante, mas são apenas preventivos paliativos, pois não dá pra saber como meu organismo vai reagir quando eu chegar lá em cima e meus pulmões só receberem cerca de 50% da quantidade de oxigênio que eles recebem numa respiração normal…
Então seguindo recomendação de ex-Kilimanjaros, do líder do nosso grupo, do Aaron e de vários sites e livros, é mais ou menos isso que tenho feito:

- Corrida: Pura e simplesmente. Nada condiciona melhor o pulmão que corrida. Não tem mistério: coloco meu tênis e saio pra rua. Adoro correr, me dá uma liberdade enorme, penso melhor, limpo os poros e reflito na vida. Saio correndo pelas ruas de Londres e quando me dou conta já estou correndo há 1 hora e preciso voltar pra casa.
Gosto de correr na academia porque acho mais consistente, mas na verdade acho que correr na rua é bem mais difícil, e portanto me força mais, então ultimamente tenho evitado ir pra academia (até porque tem feito muito calor e o ar da academia não dá conta)

- Caminhada inclinada: Essa foi a dica do líder da nossa escalada – e esse cara já subiu e desceu o Kili um gazilhão de vezes. Segundo ele, o único exercício que de fato te prepara pra um trekking é…. trekking! Como não tenho montanhas aos meus pés todos os dias, a solução é ir pra academia, colocar a esteira na inclinação máxima, e colocar a velocidade no máximo que eu aguente sem correr!
É de MATAR! Fico uma poça de suor e com as pernas bambas! A medida que vamos chegando mais perto da viagem vou tentando aumentar o tempo que fico na esteira, mas se a academia estiver cheia, não posso ficar monopolizando a esteira por horas sem fim… até porque ficar andando olhando pra parede é muito chato!

Máquina de remo: Essa dica foi do Aaron, que antes de virar alpinista, passou toda sua adolescência num time de remo! Outro desafio da escalada é carregar nossas mochilas! Não a mochilona normal, onde carregamos nossas roupas, saco de dormir, barraca e tal, pois essas cosias mais pesadas são carregadas pelos "porters" da equipe (que são os ajudantes do guia). Mas mesmo assim temos que carregar uma "day pack" todo dia, o dia todo. Uma mochila que será nossa bolsa do dia, onde temos que carregar nosso estoque de água, barras de energia, câmera fotográfica, filtro solar, muda de roupa extra e qualquer outra coisa de uso pessoal. Pode estar leve ou pode estar pesada, mas é importante se acostumar a andar com a mochila nas costas, e pra fortalecer meus ombros e os trapézios, quando vou pra academia, faço também uns 15 minutos de remo, e ai fico dolorida uns dias…

- Se acostumar com o equipamento: Tanto a mochila quanto a bota são duas cosias que podem fazer sua vida na montanha muito mais fácil, ou um inferno. Minha bota de trekking nao é nova, e já usei várias vezes, então não tenho que me preocupar muito em "gastar" antes da viagem – mas mesmo assim umas 4 semanas antes da viagem tenho que trocar meu tênis pela bota e voltar a acostumar meus pés e dedos a passar muitas horas por dia ali dentro.
E a mesma coisa com a mochila. Não só pelo peso extra, que forçam muito mais os músculos da perna e das costas, mas também temos que nos acostumar coma as "áreas de contato" da mochila, principalmente nos ombros e lombar pra evitar ficar com a pele machucada ou os músculos doloridos e ficar com a mochila pesando todo dia o dia todo.
E como minha academia tem uma piscina, acho que vou começar a nadar um pouco nos fins de semana, que também é um exercício ótimo pra todos os músculos do corpo e pra respiração.

Falando assim parece "simples", mas é difícil achar tempo no meu dia pra conseguir cumprir um treino decente… Comecei muito bem há umas semanas atras, depois acabei parando por mais um tempo… e essa semana finalmente voltei com toda força! Afinal faltam penas 7 semanas pra nossa viagem!!!

P.S. As fotos foram tiradas hoje de manhã na minha corrida. AMO sair pra correr pela "orla" de Londres, e o "calçadão" de Southbank ocupa o espaço no meu coração que pertence a praia de Ipanema! Mas é uma missão impossível correr por lá durante o dia ou de noite, porque está tudo sempre lotado de turistas tirando fotos, com mapas abertos, artistas de ruas, etc… Então a única solução é colocar meus pés pra fora de casa as 6 da manhã, quando esta tudo vazio…. antes das massas de turistas chagarem!